Análise e Aplicação Bibliométrica nos estudos sobre rankings internacionais de qualidade de educação superior
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.431Palavras-chave:
Educação Superior, Governança Universitária, Rankings InternacionaisResumo
Este artigo apresenta uma análise bibliográfica temática sobre os rankings internacionais de educação superior, utilizando dados da base Scopus e o software VOSviewer. Para tal, parte-se da perspectiva de que as métricas bibliográficas, a partir de sua objetividade gráfica, podem ser utilizadas para revelar situações, cenários e movimentos – acadêmicos, políticos, sociais e econômicos – que não são enunciados objetivamente e, portanto, abrem-se para uma visão interpretativa mais aprofundada sobre os dados identificados. Desse modo, o estudo teve como objetivo principal investigar a relevância global dos rankings educacionais, destacando os principais países que direcionam recursos financeiros e institucionais para compreender sua importância, impacto e funcionamento. Secundariamente, analisou-se como as universidades brasileiras têm se inserido no movimento de internacionalização e adaptado suas operações para alcançar o status de world-class universities. Além disso, nessa direção, procurou-se compreender quais são os autores de maior evidência na área de pesquisa, sobretudo na América Latina, e quais são suas vinculações acadêmicas por universidades e por institutos financiadores. Por fim, discutiu-se o papel das políticas públicas educacionais e da governança universitária no uso estratégico de métricas, evidenciando seu potencial para transformar instituições em organizações competitivas e inovadoras no âmbito internacional.
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