Análise e Aplicação Bibliométrica nos estudos sobre rankings internacionais de qualidade de educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.431

Palavras-chave:

Educação Superior, Governança Universitária, Rankings Internacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise bibliográfica temática sobre os rankings internacionais de educação superior, utilizando dados da base Scopus e o software VOSviewer. Para tal, parte-se da perspectiva de que as métricas bibliográficas, a partir de sua objetividade gráfica, podem ser utilizadas para revelar situações, cenários e movimentos – acadêmicos, políticos, sociais e econômicos – que não são enunciados objetivamente e, portanto, abrem-se para uma visão interpretativa mais aprofundada sobre os dados identificados. Desse modo, o estudo teve como objetivo principal investigar a relevância global dos rankings educacionais, destacando os principais países que direcionam recursos financeiros e institucionais para compreender sua importância, impacto e funcionamento. Secundariamente, analisou-se como as universidades brasileiras têm se inserido no movimento de internacionalização e adaptado suas operações para alcançar o status de world-class universities. Além disso, nessa direção, procurou-se compreender quais são os autores de maior evidência na área de pesquisa, sobretudo na América Latina, e quais são suas vinculações acadêmicas por universidades e por institutos financiadores. Por fim, discutiu-se o papel das políticas públicas educacionais e da governança universitária no uso estratégico de métricas, evidenciando seu potencial para transformar instituições em organizações competitivas e inovadoras no âmbito internacional.

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Publicado

02-12-2025

Como Citar

TANGERINO, Denise. Análise e Aplicação Bibliométrica nos estudos sobre rankings internacionais de qualidade de educação superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1–32, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.431. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/431. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa