Política de Revisão por Pares

Como parte do processo de submissão, os autores são responsáveis em verificar a conformidade das regras em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas e serão devolvidas aos autores.

Não são aceitos trabalhos:

  1. Que não tenham sido submetidos por autores, após cadastro, ou com senha, no sistema OJS3. 
  2. Que estejam em avaliação por outro periódico ou que sejam idênticos a trabalhos publicados na íntegra em anais de eventos científicos.
  3. Que tratem de estudos sobre levantamento bibliográfico em bases de dados a respeito de temas, autores, instituições, metodologias, dentre outros, sem contemplar uma análise aprofundada sobre o tema da pesquisa, assim como sem explicitar a verdadeira contribuição para a educação em Ciência da Informação.
  4. São terminantemente proibidos o plágio e o autoplágio, devendo os autores, nestes casos, procederem à devida citação às fontes consultadas.
  5. Que contenham qualquer identificação de autoria no arquivo da submissão, a fim de garantir uma avaliação cega pelos pares (Double Blind Peer Review). Caso não seja atendido esse critério, o trabalho será rejeitado pelo editor.

Após a submissão pelo OJS3+, o original é avaliado inicialmente pelo editor, que deve considerar a pertinência do trabalho submetido ao foco/escopo da revista. Em seguida, considerando-se pertinente, o editor encaminha o trabalho para designação de avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista, em número de dois, adotando-se o sistema de avaliação cega pelos pares (Double Blind Peer Review), como informado anteriormente. Caso seja necessário, o trabalho será analisado por um terceiro avaliador ou poderá ser submetido a avaliadores ad hoc.

Tomando como parâmetro os pareceres enviados, cabe ao editor dar o parecer final para o autor a respeito do trabalho submetido.