Sobre a Revista

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista com periodicidade semestral, registrada sob o ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). 

A ABECIN é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos, fundada em 02 de junho de 2001, que se rege pelo disposto no Estatuto Social e pelas disposições legais aplicáveis. 

A REBECIN iniciou sua publicação com o v. 1, n. 1, de janeiro/junho de 2014, publicando textos originais como: artigos de pesquisa, artigos de revisão, estudo de casos, comunicações, relatos de experiência e resenhas relativos à área de educação em Ciência da Informação. Os textos submetidos para publicação devem ser escritos em português, em espanhol ou em inglês. A revista possui uma política de avaliação duplo cega “blind review”.

MISSÃO

Fomentar a disseminação e visibilidade das pesquisas e relatos de experiências relacionados à educação em Ciência da Informação.

ESCOPO

O escopo da REBECIN abarca:

a) currículo e conteúdos formadores: relações entre a academia e o mercado de trabalho;

b) diversidade, ética, formação política e responsabilidade social no ensino para atuação profissional;

c) memória do movimento associativo e das áreas Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia;

d) metodologias de ensino, processos pedagógicos e didática para a formação profissional;

e) competências oriundas de conteúdos formadores e à atuação no mundo do trabalho;

f) ensino com pesquisa nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia;

g) ensino com extensão nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia;

h) tecnologias e dispositivos aplicáveis à formação de docentes e profissionais da informação;

i) estágio curricular, extracurricular e voluntário, além de monitoria, como elemento do processo de ensino-aprendizagem.

A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, publica textos originais como artigos de pesquisa, artigos de revisão, relatos de experiência, resenhas e entrevistas relacionados à área de educação em Ciência da Informação. 

EDITORES RESPONSÁVEIS

Cabe aos Editores Responsáveis:

  • Planejar, articular e organizar as edições da REBECIN conforme sua periodicidade;
  • Selecionar e convidar autores renomados de outras instituições nacionais e estrangeiras, visando publicar textos inovativos ou reflexivos;
  • Selecionar, convidar e orientar a equipe de pareceristas;
  • Receber os trabalhos dos autores e encaminhar para a avaliação conforme as etapas de avaliação dos trabalhos estabelecidas neste regulamento;
  • Fornecer todas as instruções aos autores referentes à política editorial, à submissão e avaliação dos trabalhos;
  • Informar os autores sobre os resultados da avaliação da revista;
  • Manter a qualidade científica e editorial da REBECIN;
  • Supervisionar a produção da revista em todas as suas fases;
  • Articular as informações relativas à publicação, mantendo-as organizadas e disponíveis para consulta a qualquer momento;
  • Definir políticas e normas editoriais;
  • Representar, formalmente a revista, sempre que necessário;
  • Estimular a produção de originais, atraindo autores e textos de qualidade;
  • Acompanhar os critérios de avaliação dos periódicos nas esferas nacional e internacional;
  • Visar a excelência e manutenção de padrões éticos e justos.

COMITÊ EDITORIAL

O Comitê Editorial da Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação é composto pelos membros da Diretoria da ABECIN, cujas atribuições são:

  • Atuar como consultores do(s) editor(es) relativamente à interpretação da Política Editorial;
  • Acompanhar os trabalhos de compilação e edição dos números da REBECIN;
  • Manter a linha editorial da REBECIN;
  • Indicar pareceristas;
  • Atuar como árbitros de desempate, quando uma contribuição tiver recebido pareceres antagônicos;
  • Zelar pela qualidade científica e pela periodicidade da REBECIN;
  • Convidar pesquisadores de reconhecida competência científica para colaborarem com a publicação de artigos;
  • Estabelecer estratégias para a manutenção da REBECIN e a melhoria do seu posicionamento junto aos indexadores nacionais e internacionais;
  • Colaborar com a divulgação da REBECIN.

COMITÊ CIENTÍFICO

O Comitê Científico da Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação é composto por renomados pesquisadores de várias subáreas do conhecimento do campo científico da Ciência da Informação oriundos de vários países, cujas atribuições são:

- Assessorar o Comitê Editorial na melhoria contínua da Política Editorial da REBECIN;

- Emitir pareceres, a partir da avaliação dos trabalhos submetidos, aplicando instrumento de avaliação próprio da REBECIN.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O Comitê Científico da REBECIN é formado por avaliadores ad hoc, pesquisadores de áreas relacionadas ao foco de atuação da REBECIN, cuja escolha é de responsabilidade da Comissão Editorial. Os critérios de seleção dos avaliadores ad hoc são: formação e/ou expertise na área do tema a ser avaliado e título de doutor

A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN), tem periodicidade semestral. Publica um volume por ano, dividido em dois números semestrais, sendo o primeiro abrangendo de janeiro a junho e o segundo abrangendo julho a dezembro.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A REBECIN oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

SUBMISSÃO DE TEXTOS

Para submeter um texto à Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação é necessário que o texto seja original, ou seja, o texto não pode ter sido submetido à outra forma de publicação. Todos os textos podem ser submetidos em português, em espanhol ou em inglês. Não pode haver graduando(a)s entre os autores e pelo menos um dos autores deve ter título de mestre ou doutor. Fica limitada a quantidade de autores até no máximo 5 (cinco)

Todos os textos devem ser enviados por meio do Open Journal System (OJS), endereço: http://portal.abecin.org.br Os originais serão submetidos à avaliação de pelo menos 2 (dois) avaliadores ad hoc (referees), pelo sistema de avaliação duplo cega “Blind Review”, reconhecidos nacional e internacionalmente. Os trabalhos devem ser enviados para avaliação sem a identificação de autoria, pois esta informação deve ser registrada apenas nos metadados do OJS.

Todos os textos devem ser enviados por meio do Open Journal System (OJS), endereço: http://portal.abecin.org.br Os originais serão submetidos à avaliação de 2 (dois) avaliadores ad hoc (referees), pelo sistema de avaliação duplo cega “Blind Review”, reconhecidos nacional e internacionalmente. Os trabalhos devem ser enviados para avaliação sem a identificação de autoria, pois esta informação deve ser registrada apenas nos metadados do OJS.

Condições para Submissão

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato .DOC (Word) formato ou no formato .RTF (Rich Text Format).
  3. As URL das referências disponíveis online foram informadas corretamente.
  4. O texto foi elaborado a partir das normas da REBECIN, descritas na Seção Normas para autores. Obs.: Para tanto, use a template da REBECIN acessando a URL: http://portal.abecin.org.br
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. O(s) autor(es) garante(m) que não há indicação de autoria na folha de rosto nem no conteúdo do arquivo, e que os dados pessoais foram excluídos do arquivo da submissão.
  7. O(s) autor(es) garante(m) a ética em pesquisa em todos os seus aspectos (citação correta, citação de fontes, não pratica plágio etc.).
  8. O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: http://portal.abecin.org.br. Obs.: o arquivo assinado e digitalizado deve ser anexado à submissão.
  9. O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de originalidade à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: http://portal.abecin.org.br Obs: o arquivo assinado e digitalizado deve ser anexado à submissão.

Preparação do Texto

  1. Todos os textos devem ser enviados por meio Open Journal System (OJS) endereço: http://portal.abecin.org.br Os metadados devem ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que atua (afiliação), endereço postal, telefone, e-mail e ORCID (caso não tenha, obter o ORCID em http://orcid.org). No caso de o(s) autor(es) atuar(em) em mais de uma instituição, deve(m) optar por apenas uma delas para informar a afiliação.
  2. Formato do arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC (Word) ou no formato .RTF (Rich Text Format).
  3. Idioma: os textos podem ser escritos em português, em espanhol ou em inglês
  4. Resumo: deve ser redigido em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), sem recuo da primeira linha em relação à margem esquerda, contendo entre 100 e 250 palavras. O conteúdo deve apresentar: objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados parciais ou finais e as considerações/conclusões parciais ou finais. Se o texto original for em português ou em espanhol, deve incluir o resumo [abstract] em inglês. Se o texto original for em inglês deve incluir o resumo em português [resumo].
  5. Formato do papel: todos os tipos de submissões (artigos de pesquisa; artigos de revisão; relatos de experiência, resenhas e entrevistas) devem ser digitados no formato de papel A4.
  6. Numeração de páginas: não colocar numeração de páginas.
  7. Margens: todos os tipos de submissão (artigos de pesquisa; artigos de revisão; relatos de experiência, resenhas e entrevistas) devem respeitar: margem superior=2,5cm; margem inferior=2,5cm; margem esquerda=2,5cm; margem direita=2,5cm.
  8. Fonte do texto: o texto deve ser digitado com a fonte Arial, tamanho 12. Nas exceções (citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé) deve ser adotada fonte tamanho 10.
  9. Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre os parágrafos.
  10. Recuo de parágrafo: o texto deve recuar 1,25cm no início de cada parágrafo.
  11. Espaçamento entre linhas: o texto deve ser digitado com espaçamento entre linhas de 1,5cm.
  12. Organização das seções: os títulos das seções devem ser digitados em letras maiúsculas (ex.: RESUMO, INTRODUÇÃO, METODOLOGIA etc.). Para tanto, aplicar a numeração progressiva utilizando a norma ABNT NBR 6024:2012.
  13. Citações das obras consultadas: utilizar a norma ABNT NBR 10.520:2002. A exatidão das citações às obras consultadas para a elaboração do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).
  14. Referências das obras citadas no texto: utilizar a norma ABNT NBR 6023:2018. A exatidão e a adequação das referências às obras citadas no texto são de responsabilidade do(s) autor(es).
  15. Notas explicativas: usar o comando= nota de rodapé/fim de página.
  16. Ilustrações (Figuras, Gráficos, Quadros): utilizar a norma ABNT NBR 14724:2011. Seu título deve aparecer acima da ilustração, contendo o tipo seguido de algarismo arábico em ordem sequencial de aparecimento no texto (Ex: Figura 1 – título...), e abaixo deve aparecer a fonte. Deve-se citar a ilustração no texto que a antecede ou que a sucede. Os quadros devem ter todas as linhas de grade visíveis.
  17. Tabelas: aplicar a norma do IBGE ( Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993). Seu título deve aparecer acima da tabela, contendo o tipo seguido de algarismo arábico em ordem sequencial de aparecimento no texto (Ex: Tabela 1 – título...), e abaixo deve aparecer a fonte. Deve-se citar a ilustração no texto que a antecede ou que a sucede. As tabelas só têm visíveis as linhas horizontais.
  18. O texto deve observar o formato da REBECIN. Para tanto, acesse o template na URL: http://portal.abecin.org.br

Obs.: Consulte as normas para os autores na Seção Diretrizes para Autores .

POLÍTICA DE PLÁGIO

O cumprimento da ética em pesquisa é fundamental, nessa perspectiva a Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) analisa os textos recebidos, por meio do software Turnitin (http://turnitin.com/pt_br/).

O texto que apresentar alta taxa de similaridade com outros textos publicados, será analisado de modo mais aprofundado, no intuito de verificar se de fato houve plágio de texto ou incorreções no que tange à citação do original e, havendo a comprovação de atitude não ética, o texto será rejeitado.

O(s) autor(es) devem submeter a declaração de originalidade à REBECIN. Para tanto, devem fazer o download do modelo da declaração acessando a URL: http://portal.abecin.org.br Obs: o arquivo assinado e digitalizado deve ser anexado no momento da submissão.

POLÍTICA EDITORIAL

A REBECIN possui sua Política Editorial. Para conhecê-la acesse o arquivo na URL: http://portal.abecin.org.br.