Sobre a Revista

Foco e escopo

A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é um periódico em publicação contínua, registrada sob o ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito, publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).

Atende à publicação de trabalhos científicos voltados à discussão sobre ensino, educação e formação profissional dos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação, Museologia.

 Tais conteúdos podem se expressar por meio da publicação de textos originais como artigos de pesquisa, artigos de revisão, relatos de experiência, resenhas e entrevistas, relacionados à área de educação em Ciência da Informação.

Não se aceitam submissões de trabalhos que tratem de estudos sobre levantamento bibliográfico em bases de dados a respeito de temas, autores, instituições, metodologias, dentre outros, sem contemplar uma análise aprofundada sobre o tema da pesquisa, assim como sem explicitar a verdadeira contribuição para a educação em Ciência da Informação.

A REBECIN publica textos em português, espanhol ou inglês e possui uma política de avaliação duplo cega “blind review”. Por fim, a REBECIN publica exclusivamente em formato digital.

Ciência Aberta

A REBECIN é uma publicação periódica participante do movimento de Ciência Aberta, adotando práticas que favorecem o movimento Open Acces por meio da política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados.  Também estimula e solicita a indicação da efetiva participação dos autores dos artigos

Público-alvo

Consideram-se como público-alvo da REBECIN pesquisadores das áreas da Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia, assim como educadores e outros profissionais ligado à Ciência da Informação.

Missão

Fomentar a disseminação e visibilidade das pesquisas e relatos de experiências relacionados à educação em Ciência da Informação.

Periodicidade

A REBECIN possui publicação contínua, sendo publicado um volume por ano. Podem, também, ser publicados Dossiês Temáticos e/ou números especiais.

Título Abreviado

REBECIN

ISSN

2358-3193

Avaliação Qualis

A avaliação da REBECIN no Qualis 2017-2020 é B2.

Histórico do Periódico

A REBECIN iniciou sua publicação com o v.1, n.1, de janeiro a junho de 2014 publicando apenas textos originais como: artigos de pesquisa, artigos de revisão, estudo de casos, comunicações, relatos de experiência e resenhas relativos à área de educação em Ciência da Informação.

CONTATO

Para esclarecer quaisquer dúvidas em relação à REBECIN, entre em contato conosco pelo email: abecinoficial@gmail.com