Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação https://portal.abecin.org.br/rebecin <p>A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista de publicação contínua, registrada sob o e-ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), classificada pelo Qualis 2017-2020 como B2.</p> pt-BR <p>A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (<a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR</a>) , a qual permite:</p> <ul> <li><strong>Compartilhar</strong>— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato</li> <li><strong>Adaptar</strong>— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.</li> </ul> <p>A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. 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Realizada em espaço externo a universidade a extensão perpassa por uma metodologia participativa onde a apropriação da informação e o compartilhamento do conhecimento acontecem entre os sujeitos envolvidos, tanto da universidade quanto da comunidade. Assim, esse relato apresenta a experiencia com o Círculo Epistemológico, embasado no Círculo de Cultura freiriano, utilizado na pesquisa acerca da relevância social do Programa Cibercidadania, do CIN/UFSC. O objetivo com esse relato é refletir acerca da importância do Círculo Epistemológico, nas abordagens de pesquisas científicas, realizadas por meio da extensão universitária no interno das comunidades empobrecidas. A metodologia utilizada na coleta de dados foi o Círculo Epistemológico, por meio de entrevista com questionário semiestruturado. Os dados informacionais coletados foram fundamentais na identificação da relevância social e produção de conhecimento por meio do Programa, confirmando que o fazer científico tem o diálogo na sua essência e perpassa por novas perguntas as respostas encontradas, mobilizando à conscientização. Concluiu-se que em um contexto real e com uma prática democrática construída de maneira coletiva com viés emancipatório e envolvimento dos sujeitos nos processos das ações desenvolvidas, a experiencia do Círculo Epistemológico na coleta de dados por meio da entrevista, proporciona impactos significativos à sociedade e a diminuição da desigualdade social.</p> Edson Luiz Mendes, Minguelli, De Mari Copyright (c) 2023 Edson Luiz Mendes, Minguelli, De Mari https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/369 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Biblioteconomia da Unochapecó https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/371 <p>O relato de experiência tem como objetivo conhecer as contribuições da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem no curso de Biblioteconomia da Unochapecó. No que tange à metodologia utilizou-se da análise documental, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), projeto de extensão curricularizada, plano de ensino do componente curricular, e dos documentos utilizados na construção da disciplina, bem como as avaliações realizadas pelos estudantes e pela representante da instituição parceira. No que tange aos resultados do trabalho é apresentada a organização da ABP, composta por três etapas: diagnóstico, hipóteses/investigação e relatório final; as dinâmicas utilizadas (diagnóstico com a ferramenta SWOT, leitura generosa, fichamento, construção dos manuais), materiais (vídeos, artigos, normas), além do relato sobre o seminário e trabalhos entregues pelos grupos, pôr fim a avaliação do componente. Conclui-se que a ABP possibilitou vivenciar uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso, ao aproximá-los do ambiente da biblioteca e dos desafios impostos na atuação do bibliotecário, no que tange à aplicação da normalização documental.</p> Jéssica Bedin, Andréa de Almeida Leite Marocco Copyright (c) 2023 Jéssica Bedin, Andréa de Almeida Leite Marocco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/371 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Arnulfo Trejo, pioneiro da educação bibliotecária para minorias sociais latinas https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/357 <p>Arnulfo D. Trejo (1922-2002) foi um bibliotecário profissional mexicano-americano. Seu trabalho como professor universitário nas áreas de biblioteconomia é amplamente reconhecido nos Estados Unidos, mas não na Ibero-America. Com efeito, o ensino deste bibliotecário universitário no campo da biblioteconomia em geral e da biblioteconomia latina em particular projeta aspirações, ideias e práticas com uma visão fundacional, inovadora e reformista. O interesse desse professor pela educação bibliotecária no México é analisado através de sua dissertação de mestrado que apresentou na Kent State University, trabalho acadêmico desconhecido em nosso país. Pelo contrário, o trabalho deste professor emérito da Universidade do Arizona é valorizado como notável no âmbito da educação em biblioteconomia, especialmente no trabalho de ensino de biblioteconomia dedicado à formação de bibliotecários para atender diferentes minorias sociais, como pessoas de origem hispânica , origem latina e chicana no contexto dos EUA. Menciona-se também o livro que foi publicado em sua homenagem por ocasião de sua aposentadoria como professor da Universidade do Arizona. Também analisa a influência que teve a Trejo Foster Foundation for Hispanic Library Education, uma organização que ele fundou com o objetivo de patrocinar programas educacionais com a intenção de atender às necessidades das comunidades de ascendência hispânica.</p> Felipe Meneses-Tello Copyright (c) 2023 Felipe Meneses-Tello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/357 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/363 <p>Toma a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) como tema de investigação com o objetivo de abordar aspectos relacionados à memória e à ação pedagógica da instituição. Dirige o olhar para as disciplinas ofertadas voltadas à compreensão do patrimônio e que envolvem a temática da conservação e restauração, tratando também sobre valorização e permanência dos saberes em artes e ofícios. De cunho exploratório, tem como delineamento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, a partir da qual aborda aspectos históricos sobre a institucionalização da preservação do patrimônio no Brasil com a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e apresenta fatos relacionados à memória da EAOTPS, com informações históricas sobre sua concepção pelo Governo do Estado do Ceará. Na análise dos dados, discute a formação fornecida voltada à educação patrimonial, à valorização de ofícios tradicionais e à capacitação profissional oferecida nos três eixos de atuação da instituição: conservação e restauro de bens culturais, técnicas de gravura, e, artesanato. Examina o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e identifica as diretrizes adotadas nas ações de ensino dirigidas à área do patrimônio. Conclui assinalando a contribuição da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho à valorização do patrimônio no Ceará como equipamento de referência à formação de profissionais em conservação, restauro e demais áreas das artes e ofícios no estado.</p> Gabriela Dantas, Jefferson Veras Nunes Copyright (c) 2023 Gabriela Dantas, Jefferson Veras Nunes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/363 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300