Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação https://portal.abecin.org.br/rebecin <p>A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista de publicação contínua, registrada sob o e-ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), classificada pelo Qualis 2017-2020 como B2.</p> pt-BR <p>A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (<a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR</a>) , a qual permite:</p> <ul> <li><strong>Compartilhar</strong>— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato</li> <li><strong>Adaptar</strong>— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.</li> </ul> <p>A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. 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As contínuas mudanças no campo da informação exigem atualização e treinamento dinâmico dos profissionais da informação. Neste sentido, é necessário refletir sobre as práticas de ensino e sobre as ferramentas disponíveis para realizá-las, especialmente no campo das tecnologias educacionais. Este trabalho visa apresentar a experiência da unidade curricular Planejamento na área de informação, do Bacharelado em Arquivologia e Bacharelado em Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação-Udelar, Uruguai. São apresentadas as estratégias pedagógicas e didáticas utilizadas no desenvolvimento do curso para integrar o trabalho teórico-prático, individual-grupo e face-a-face-virtual. São apresentados alguns dos desafios resultantes da prática do ensino para a implementação do ambiente de aprendizagem virtual como uma sala de aula ampliada. As considerações finais refletem sobre o contraponto existente entre a estrutura dada ao curso e os tópicos abordados e como isso impacta na aprendizagem em um sentido dialógico.</p> <p> </p> Lucía Alonso Varela, Yanet Fuster Caubet Copyright (c) 2022 Lucía Alonso Varela, Yanet Fuster Caubet https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/350 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 O ensino de história da África em Cursos de Biblioteconomia brasileiros https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/305 <p>O artigo visa analisar a inserção de conteúdos relativos à História da África nos cursos presenciais de Biblioteconomia brasileiros. Como referencial teórico, contextualizam-se os elementos que unem Brasil e África sob os estudos históricos de Hampatê Bâ (2010), Reis (2003) e Serrano e Waldman (2008); aborda também, aspectos da História da África e do regime de estereotipia criado sobre este Continente a partir de M’Bokolo (2009), Pereira (2013), Macedo (2013), Ki‑Zerbo (2010). E ainda, aponta-se a importância dos estudos sobre História da África no ensino em Biblioteconomia a partir da perspectiva de estudiosos da área. Os resultados referentes ao corpus documental apresentaram a análise de 2273 disciplinas, sendo que apenas dois cursos (um de licenciatura e outro de bacharelado) contemplam disciplinas específicas de História da África e outros dois, abordam o tema como um dos conteúdos dentro da ementa de outras disciplinas não específicas. Portanto, destaca-se a pouco atenção dada na Biblioteconomia brasileira às questões étnico-raciais e a prevalência de um ensino construído com base racista e em privilégios de branquitude docente e da sua categoria profissional.</p> Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Daniella Camara Pizarro Copyright (c) 2022 Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Daniella Camara Pizarro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/305 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 Curadoria de conteúdo na EAD https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/300 <p>Ao transformar informação em conhecimento, a curadoria de conteúdo, por meio de seus diferentes atributos, já vinha se tornando peça fundamental na atuação dos profissionais da Educação a Distância (EAD), e ganhou mais espaço nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a conexão entre os conceitos de curadoria de conteúdo e gestão da qualidade e suas contribuições para as áreas da Ciência da Informação e da Educação. Para isso, retomamos os instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC) brasileiro e nos aprofundamos na necessidade de composição de critérios e instrumentos que apoiem a referida curadoria, tendo como base indicadores de qualidade. A partir de uma discussão da literatura, recorremos à pesquisa teórica de caráter descritivo e exploratório com vistas a abordar os conceitos de qualidade, gestão da qualidade, autoria, aprendizagem e indicadores de qualidade. Nossas reflexões apontam que estar apto para ser um curador de conteúdo se tornou uma realidade da profissão docente e uma necessidade das instituições de ensino superior, e ainda que o desenvolvimento de um modelo de referência de qualidade para a curadoria de conteúdo na EAD é uma contribuição relevante para essa realidade.</p> Daiana Garibaldi da Rocha, Luis Manoel Borges Gouveia Copyright (c) 2022 Daiana Garibaldi da Rocha, Luis Manoel Borges Gouveia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/300 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304 <p>Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de curadoria de conteúdo e de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanais nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e em site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É apresentado também as métricas aplicadas nas redes sociais (cibermetria) e no site do projeto (webometria) como forma de demonstrar o engajamento informacional dos usuários no tocante ao acesso e uso das informações que são disponibilizadas. Conclui que o acesso à informação é primordial para o reconhecimento das boas práticas e que o projeto em questão pode servir de inspiração para bibliotecários, favorecendo a concretização de uma Biblioteconomia mais engajada e atuante.</p> Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Débora Crystina Reis, Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva Copyright (c) 2022 Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Débora Crystina Reis, Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 Tecnologia assistiva no âmbito da base de dados Scopus https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/291 <p>O estudo enfoca um mapeamento da produção científica que envolve o tema ‘Tecnologia Assistiva’, apresentando o rol e a amplitude de textos científicos indexados na Base Referencial de Dados Elsevier Scopus. O desenvolvimento metodológico situa um estudo bibliométrico, realizado em junho de 2021, destacando um recorte amostral sobre os últimos dez anos de publicações (2010-2020) científicas. Na investigação, destacam-se alguns indicadores bibliométricos, resultando no levantamento de 10.580 itens documentais no âmbito da Tecnologia Assistiva. A dimensão quantitativa ratifica que o maior número de publicações concentra-se no ano de 2020 e os determinantes bibliométricos destacam as instituições de ensino superiores norte-americanas como os principais núcleos de investigação e o inglês o principal idioma para a divulgação dos documentos indexados. As áreas de estudo em Ciência da Computação e Engenharia são os principais redutos que concentram a temática, sendo, portanto, um tema interdisciplinar.</p> Miguel, Cardoso  Copyright (c) 2022 Miguel, Cardoso  https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/291 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300