Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação https://portal.abecin.org.br/rebecin <p>A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista de publicação contínua, registrada sob o e-ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), classificada pelo Qualis 2017-2020 como B2.</p> pt-BR <p>A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (<a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR</a>) , a qual permite:</p> <ul> <li><strong>Compartilhar</strong>— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato</li> <li><strong>Adaptar</strong>— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.</li> </ul> <p>A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:</p> <ul> <li>em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.</li> <li>estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.</li> </ul> marthasuzana@hotmail.com (Martha Suzana Cabral Nunes) abecinoficial@gmail.com (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) Fri, 04 Apr 2025 09:46:36 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Framework Scrum na pesquisa científica https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/379 <p>As metodologias ágeis são processos e práticas interativas, incrementais e adaptativas oriundas do desenvolvimento de <em>software</em> que surgiram para solucionar problemas de abordagens sequenciais e monolíticas. Com a evolução do modelo ágil e sua aplicação em diferentes projetos, essa proposta que pode contribuir com discentes e docentes que buscam formas de otimizar a produção acadêmica - principalmente em um cenário onde se exige qualidade de publicações científicas em um tempo limitado, que ainda precisa ser segmentado com outras atividades profissionais e pessoais. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência com a adaptação do <em>framework Scrum</em>, baseado nos princípios ágeis, para o contexto acadêmico, especificamente na redação de uma dissertação ou tese. Essa pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e aplicada, com abordagem qualitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e observação direta. Como resultados, foram apresentados os papéis, artefatos e eventos do <em>Scrum</em>, correlacionando-os com os seus correspondentes em projetos de pesquisa na academia. O <em>framework Scrum</em> não apresenta uma estrutura rígida e imutável, mas sim um modelo com princípios básicos que devem guiar o processo como um todo. Consequentemente não é uma metodologia passo a passo que se instala repentinamente. É uma mudança de mentalidade, de cultura, que precisa ser abraçada e incorporada pelos executores para que funcione. Conclui-se que é profícuo utilizar o <em>framework</em> em contextos diversos, pois ele tem a capacidade de ampliar resultados da produção acadêmica, desde que se conheça bem seus princípios de aplicação, e se tenha compromisso em segui-los.</p> Danielle Teixeira de Oliveira, Patrícia Nascimento Silva Copyright (c) 2025 Danielle Teixeira de Oliveira, Patrícia Nascimento Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/379 Fri, 04 Apr 2025 00:00:00 -0300