https://portal.abecin.org.br/rebecin/issue/feedRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informação2022-12-31T16:46:26-03:00Martha Suzana Cabral Nunesmarthasuzana@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista de publicação contínua, registrada sob o e-ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), classificada pelo Qualis 2017-2020 como B2.</p>https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/305O ensino de história da África em Cursos de Biblioteconomia brasileiros2022-12-11T11:04:50-03:00Franciéle Carneiro Garcês da Silvafrancigarces@yahoo.com.brDaniella Camara Pizarrodaniellapizarro@hotmail.com<p>O artigo visa analisar a inserção de conteúdos relativos à História da África nos cursos presenciais de Biblioteconomia brasileiros. Como referencial teórico, contextualizam-se os elementos que unem Brasil e África sob os estudos históricos de Hampatê Bâ (2010), Reis (2003) e Serrano e Waldman (2008); aborda também, aspectos da História da África e do regime de estereotipia criado sobre este Continente a partir de M’Bokolo (2009), Pereira (2013), Macedo (2013), Ki‑Zerbo (2010). E ainda, aponta-se a importância dos estudos sobre História da África no ensino em Biblioteconomia a partir da perspectiva de estudiosos da área. Os resultados referentes ao corpus documental apresentaram a análise de 2273 disciplinas, sendo que apenas dois cursos (um de licenciatura e outro de bacharelado) contemplam disciplinas específicas de História da África e outros dois, abordam o tema como um dos conteúdos dentro da ementa de outras disciplinas não específicas. Portanto, destaca-se a pouco atenção dada na Biblioteconomia brasileira às questões étnico-raciais e a prevalência de um ensino construído com base racista e em privilégios de branquitude docente e da sua categoria profissional.</p>2022-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Daniella Camara Pizarrohttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/300Curadoria de conteúdo na EAD2022-06-21T22:53:34-03:00Daiana Garibaldi da Rochadaiana1502@terra.com.brLuis Manoel Borges Gouveialmbg@ufp.edu.pt<p>Ao transformar informação em conhecimento, a curadoria de conteúdo, por meio de seus diferentes atributos, já vinha se tornando peça fundamental na atuação dos profissionais da Educação a Distância (EAD), e ganhou mais espaço nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a conexão entre os conceitos de curadoria de conteúdo e gestão da qualidade e suas contribuições para as áreas da Ciência da Informação e da Educação. Para isso, retomamos os instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC) brasileiro e nos aprofundamos na necessidade de composição de critérios e instrumentos que apoiem a referida curadoria, tendo como base indicadores de qualidade. A partir de uma discussão da literatura, recorremos à pesquisa teórica de caráter descritivo e exploratório com vistas a abordar os conceitos de qualidade, gestão da qualidade, autoria, aprendizagem e indicadores de qualidade. Nossas reflexões apontam que estar apto para ser um curador de conteúdo se tornou uma realidade da profissão docente e uma necessidade das instituições de ensino superior, e ainda que o desenvolvimento de um modelo de referência de qualidade para a curadoria de conteúdo na EAD é uma contribuição relevante para essa realidade.</p>2022-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Daiana Garibaldi da Rocha, Luis Manoel Borges Gouveiahttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)2022-06-19T13:26:34-03:00Gabrielle Francinne de S. C. Tanusgfrancinne@gmail.comDébora Crystina Reisdeboracryreis@gmail.comEmanuelle Geórgia Amaral Ferreiraemanuelle.gaf@gmail.comIlaydiany Cristina Oliveira da Silvailaydiany.oliveira@ufrn.br<p>Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de curadoria de conteúdo e de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanais nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e em site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É apresentado também as métricas aplicadas nas redes sociais (cibermetria) e no site do projeto (webometria) como forma de demonstrar o engajamento informacional dos usuários no tocante ao acesso e uso das informações que são disponibilizadas. Conclui que o acesso à informação é primordial para o reconhecimento das boas práticas e que o projeto em questão pode servir de inspiração para bibliotecários, favorecendo a concretização de uma Biblioteconomia mais engajada e atuante.</p>2022-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Débora Crystina Reis, Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Ilaydiany Cristina Oliveira da Silvahttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/350Novos ambientes de aprendizagem para alunos do século XXI2022-12-11T21:25:39-03:00Lucía Alonso Varelalucia.alonso@fic.edu.uyYanet Fuster Caubetyanet.fuster@fic.edu.uy<p>Hoje, ensinar e aprender em ciência da informação é um desafio permanente. As contínuas mudanças no campo da informação exigem atualização e treinamento dinâmico dos profissionais da informação. Neste sentido, é necessário refletir sobre as práticas de ensino e sobre as ferramentas disponíveis para realizá-las, especialmente no campo das tecnologias educacionais. Este trabalho visa apresentar a experiência da unidade curricular Planejamento na área de informação, do Bacharelado em Arquivologia e Bacharelado em Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação-Udelar, Uruguai. São apresentadas as estratégias pedagógicas e didáticas utilizadas no desenvolvimento do curso para integrar o trabalho teórico-prático, individual-grupo e face-a-face-virtual. São apresentados alguns dos desafios resultantes da prática do ensino para a implementação do ambiente de aprendizagem virtual como uma sala de aula ampliada. As considerações finais refletem sobre o contraponto existente entre a estrutura dada ao curso e os tópicos abordados e como isso impacta na aprendizagem em um sentido dialógico.</p> <p> </p>2022-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Lucía Alonso Varela, Yanet Fuster Caubethttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/291Tecnologia assistiva no âmbito da base de dados Scopus2022-04-01T17:40:57-03:00Marcelo Calderari Miguelmarcelocalderari@yahoo.com.brAntonio Luiz Mattos de Souza Cardoso antonio.cardoso@edu.ufes.br<p>O estudo enfoca um mapeamento da produção científica que envolve o tema ‘Tecnologia Assistiva’, apresentando o rol e a amplitude de textos científicos indexados na Base Referencial de Dados Elsevier Scopus. O desenvolvimento metodológico situa um estudo bibliométrico, realizado em junho de 2021, destacando um recorte amostral sobre os últimos dez anos de publicações (2010-2020) científicas. Na investigação, destacam-se alguns indicadores bibliométricos, resultando no levantamento de 10.580 itens documentais no âmbito da Tecnologia Assistiva. A dimensão quantitativa ratifica que o maior número de publicações concentra-se no ano de 2020 e os determinantes bibliométricos destacam as instituições de ensino superiores norte-americanas como os principais núcleos de investigação e o inglês o principal idioma para a divulgação dos documentos indexados. As áreas de estudo em Ciência da Computação e Engenharia são os principais redutos que concentram a temática, sendo, portanto, um tema interdisciplinar.</p>2022-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Miguel, Cardoso