As contribuições do ensino em direitos humanos para a formação dos pós-graduandos em ciência da informação
perspectivas a partir da Universidade Federal do Pará
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.415Palavras-chave:
Ciência da Informação Direitos Humanos, Direitos Humanos, Educação em Direitos HumanosResumo
O ensino sobre os Direitos Humanos tem ganhado destaque na sociedade contemporânea, incluindo para formação de diferentes áreas profissionais e campos do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi compreender as contribuições da formação em direitos humanos para a Ciência da Informação, a partir da disciplina “Arquivos e Direitos Humanos”, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizou levantamento bibliográfico e questionário aplicados aos discentes da disciplina. Os resultados mostraram que a temática dos Direitos Humanos com a Ciência da Informação foi positiva às percepções, perspectivas e anseios dos entrevistados, além de constatar a importância dessa abordagem às diferentes linhas de pesquisa, associadas e interligadas na formação do profissional da informação. Observou-se que há poucas publicações relacionadas à temática direitos humanos e Ciência da Informação, porém de acordo com análise dos resultados com os discentes participantes, considera-se importante para a formação do profissional tanto no aspecto acadêmico quanto profissional.
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