As contribuições do ensino em direitos humanos para a formação dos pós-graduandos em ciência da informação

perspectivas a partir da Universidade Federal do Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.415

Palabras clave:

Ciência da Informação Direitos Humanos, Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos

Resumen

O ensino sobre os Direitos Humanos tem ganhado destaque na sociedade contemporânea, incluindo para formação de diferentes áreas profissionais e campos do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi compreender as contribuições da formação em direitos humanos para a Ciência da Informação, a partir da disciplina “Arquivos e Direitos Humanos”, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizou levantamento bibliográfico e questionário aplicados aos discentes da disciplina. Os resultados mostraram que a temática dos Direitos Humanos com a Ciência da Informação foi positiva às percepções, perspectivas e anseios dos entrevistados, além de constatar a importância dessa abordagem às diferentes linhas de pesquisa, associadas e interligadas na formação do profissional da informação. Observou-se que há poucas publicações relacionadas à temática direitos humanos e Ciência da Informação, porém de acordo com análise dos resultados com os discentes participantes, considera-se importante para a formação do profissional tanto no aspecto acadêmico quanto profissional.

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Biografía del autor/a

Valéria de Paula Ribeiro Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Universidade Federal do Pará

Claudia Santos da Silva Mota De Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

Universidade Federal do Pará

Mônica Tenaglia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Universidade Federal do Pará

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Publicado

2025-10-21

Cómo citar

FERREIRA, Valéria de Paula Ribeiro; DE SOUZA, Claudia Santos da Silva Mota; TENAGLIA, Mônica; REDIGOLO, Franciele Marques. As contribuições do ensino em direitos humanos para a formação dos pós-graduandos em ciência da informação: perspectivas a partir da Universidade Federal do Pará. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1–28, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.415. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/415. Acesso em: 26 oct. 2025.

Número

Sección

Artigos de Pesquisa