O profissional da informação e a competência em marketing
Palavras-chave:
profissional da informação, competência, marketingResumo
As mudanças do mercado de trabalho exigem do profissional da informação novas competências diante dos desafios impostos. O marketing está passando por uma ampliação conceitual e se aproximando de interações com maior relevância para o público-alvo. Neste sentido, questiona-se como a atuação do profissional da informação é influenciada pela tendência de proporcionar serviços significativos para o usuário. Para tanto, pretende-se investigar como os profissionais da informação podem ser beneficiados pela competência em marketing para propagar serviços de informação com mais relevância para o público-alvo. Busca-se também, discutir as principais barreiras e dificuldades ao adquirir e aplicar essas competências, considerando o atual contexto de evolução digital. Este trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizou-se um levantamento bibliográfico para compreender a temática em questão e foi feita uma análise nos artigos publicados nas bases de dados da área. Como resultados, percebeu-se que ainda é incipiente a aplicação da competência em marketing nos profissionais da informação, bem como as barreiras existentes na formação e capacitação destes. Conclui-se que, levando-se em consideração a necessidade de atualização deste profissional diante das exigências da sociedade, a adoção de competências em marketing contribui para fortalecer o perfil do profissional da Informação.
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