O Podcast como ferramenta de ensino no Projeto de Extensão Formação do Discente Pesquisador
Palavras-chave:
podcast na educação, metodologias de ensino, projeto de extensão formação discente pesquisadorResumo
Estudo do Podcast como facilitador no ensino-aprendizagem interativo. Ressalta que a aprendizagem tem um caráter social realizada por meio da interação entre os sujeitos participantes do processo educacional. Nesse contexto, o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram desafios ao processo de ensino-aprendizagem com o uso de metodologias ativas, como o Podcast. Caracteriza-se como ferramenta educativa-participativa do ambiente web, que tem o áudio como o principal meio de comunicação. Objetiva investigar as implicações do uso da ferramenta Podcast no processo de ensino- aprendizagem a partir de sua aplicação nas atividades de formação desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Formação do Discente Pesquisador (PEFDP), segundo a opinião dos discentes bolsistas e os atendidos pelo projeto. Utiliza como metodologia a pesquisa-ação através do relato de construção do Podcast pela equipe de professores e monitores do PEFDP. Conclui que ações desse nível envolve de forma colaborativa toda a equipe por meio do planejamento, execução e ações permeadas no uso dessa metodologia ativa de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. A. A construção social da informação: práticas informacionais no contexto de Organizações Não-Governamentais/ONGs brasileiras. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) − Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1998. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34342. Acesso em: 3 abr. 2023.
ARESTA, M. S. L. As ferramentas web 2.0 e as comunidades de aprendizagem: estudo de casos sobre as comunidades de aprendizagem no Mestrado em Multimédia em Educação. 2009. (Mestrado em Multimédia em Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2009. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1391/1/2009001379.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento. In: CONGRESO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOXÍA, 2007, Coruña. Actas [...]. Coruña: Universidade da Coruña, 2007. p. 613-623. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7056/1/EAD.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
CARDOSO, R.; HIPÓLITO, B. Guia de uso: criação de podcast como recurso educacional. 2. ed. Recife: Faculdade Pernambucana De Saúde, 2022. Disponível em: https://repositorio.fps.edu.br/bitstream/4861/698/1/Guia%20Podcast_2ed_2022.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.
COSTA, L. F. Usabilidade do Portal de Periódicos da Capes. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.
CRUZ, S. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: software social. In:
CARVALHO, A. A. A. (Org.). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. [Lisboa]: Ministério da Educação, 2008. p. 15-40. Disponível em: https://pt.slideshare.net/uftdoc6693695/evolucin-de-la-web-10-hasta-70. Acesso em: 8 abr. 2023.
FREIRE, E. P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n. 2, p. 55-70, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414. Acesso em: 8 abr. 2023.
FREIRE, E. P. A. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/fkBmgrpkfLsDtMzvYWjtMCG/?format=pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.
KHANZODE, C. A.; SARODE, R. D. Evolution of the world wide web: from web 1.0 to 6.0. International Journal of Digital Library services, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 1-11, 2016. Disponível em: http://www.ijodls.in/uploads/3/6/0/3/3603729/ijodls121.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
LIMA, J. A. O. Pesquisa-ação em Ciência da Informação. In: MUELLER, S. (org.) Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília, DF: Thesaurus, 2007.
LIMA, K. M. C. F.; CAMPOS, C. S.; BRITO, A. L. O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: UFAL, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.
MACHADO, A. R.; BERLEZZI, F. L. C. Produção de podcast como metodologia ativa no ensino-aprendizagem de literatura portuguesa. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 237-249, jan./jun. 2021. Disponível em:
https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56736/32329. Acesso em: 8 abr. 2023.
MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper & Row, 1954.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petropólis: Vozes, 2016.
PÉREZ, I. Mapas conceptuales sobre un la evolución de la Web 1.0 hasta la Web 7.0. Valencia: Universidad Fermín Toro, 14 mayo 2014. Disponível em: https://es.slideshare.net/uftdoc6693695/evolucin-de-la-web-de-10-hasta-70-34660197. Acesso em: 8 abr. 2023.
PINTO, M. J. T. A utilização de ferramentas web 2.0 em contexto educativo: um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) − Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/62496943.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
SILVA, A. S. R. et al. Produção em aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: UFCE, 2020.
SPOTIFY. Disponível em: https://podcasters.spotify.com/features/create. Acesso em: 3 abr. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Silvana Maria de Jesus Vetter, Raimunda Ramos Marinho, Georgete Lopes Freitas, Maria da Glória Serra Pinto de Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.