O Processo de Socialização nos Clubes de Leitura no Período Pandêmico
Palavras-chave:
leitura, práticas leitoras, clubes de leituraResumo
Aborda a leitura e a socialização por meio de grupos de leitura, buscando compreender o funcionamento dos clubes de leitura e do livro. Tem como objetivo principal analisar o processo de socialização nesses grupos desenvolvidos no período entre 2020 a 2022, enfatizando como acontece a interação e como as experiências de leitura ajudaram a superar a dor causada pela pandemia. Tem como objetivos específicos: refletir sobre o desenvolvimento de práticas leitoras; e analisar como as experiências de leitura ajudaram a superar a dor causada pela Pandemia. O percurso metodológico se deu a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, questionário e análise de conteúdo. Conclui-se que a leitura em grupo representou um escape da realidade atípica vivenciada, com o compartilhamento de vivências e experiências.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; ELLIOTT, Alice Goes; RLIM NETO, Modesto Leite. Biblioterapia com crianças com câncer. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 3, p. 198-210, 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/10992. Acesso em: 9 jul. 2023.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora UnB, 1994.
FAILLA, Zoara. (org.). Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger. (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011. p. 107 -116.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Editora UNESP, 1996.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz de Lima Oliveira, Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.