A implatação da disciplina "Extensão Universitária" no PPGCI/UFBA
Palavras-chave:
Extensão Universitária – Ensino e Pesquisa, Programa de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoResumo
A extensão universitária é uma atividade que busca estabelecer uma ponte entre a academia e a sociedade, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, a valorização da cidadania e o desenvolvimento sustentável e desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes e na transformação da realidade, consolidando a missão social das universidades. O presente estudo apresenta breve histórico sobre a temática Extensão Universitária. Aborda a experiência do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) no processo de implantação da Disciplina “Extensão Universitária” no semestre de 2023.1. Resgata a orientação da Universidade Federal da Bahia ao implementar a Extensão Universitária tanto na Graduação quanto nos Programas de Pós-Graduação. Analisa títulos dos anteprojetos de Mestrado e Doutorado dos discentes ingressantes no PPGCI/UFBA em 2022 e 2023, com o intuito de identificar viés de pesquisa sobre Extensão Universitária e finaliza com levantamento da oferta do referido componente curricular nos PPGCI do Brasil, onde se verifica que, a partir de dados coletados na Plataforma Sucupira, o PPGCI/UFBA é pioneiro na oferta da Disciplina Extensão Universitária na sua estrutura curricular.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC, Edição Atualizada, 2000/2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Acadêmico de Ensino. Resolução nº 03, de 13 de novembro de 2019. Dispõe sobre o ordenamento administrativo dos processos acadêmicos de criação, reestruturação, alteração curricular isolada e extinção dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Salvador: Conselho Acadêmico de Ensino, 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolução_03.2019__controle_de_alteraes_04.2020_0.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Acadêmico de Ensino. Resolução nº 04, de 23 de setembro de 2020 - Altera os artigos 7º, 10, 12, 13, 17, 18 e acrescenta o anexo II na Resolução 03/2019, que dispõe sobre o ordenamento administrativo dos processos acadêmicos de criação, reestruturação, alteração curricular isolada e extinção dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Salvador: Conselho Acadêmico de Ensino, 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resoluo_04.2020_.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 02/2022 - Regulamenta a inserção, o desenvolvimento e o registro das atividades de Extensão Universitária nos currículos dos cursos de Graduação da UFBA. Salvador: Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_02.2022_-_consepe.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Guia de Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador: UFBA, 2022 Disponível em: https://proext.ufba.br/sites/proext.ufba.br/files/guia_de_curricularizacao_da_extensao.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivana Aparecida Borges Lins, Hildenise Ferreira Novo, Claúdio Silva de Jesus, Jovenice Ferreira Santos, Maria de Fatima Santos de Lima, Tawana Iêda Nobre Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.