A competência em informação dos discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância da Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave:
competência em informação, graduandos, BiblioteconomiaResumo
A informação constitui um insumo essencial à história das sociedades, perpassando pelas transformações humanas, que principia com o desenvolvimento dos primeiros instrumentos laborais e avança ao advento e consolidação das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, o bibliotecário e documentalista precisam atentar às transformações na sociedade contemporânea, sempre atentando às operações atinentes à representação, organização e disseminação de conteúdos orientados a usuários da informação. A partir do preâmbulo em tela, o presente artigo procurou investigar como os discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância (BibEaD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) compreendem a temática associada à competência em informação. Para cumprir o objetivo da pesquisa, determinamos os procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa e técnica e instrumento com a aplicação do questionário eletrônico a um grupo de 10 (dez) discentes. Os resultados da pesquisa revelaram que a compreensão dos respondentes em relação as disciplinas contribuem com o desenvolvimento da competência em informação; recuperamos também a concepção dos estudantes investigados em relação ao tema “competência em informação”. As considerações finais destacam a importância de investigar a compreensão dos discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância (BibEaD) da UFBA sobre a temática associada à competência em informação, associando a teoria e prática no processo de aprendizagem contínua.
Downloads
Referências
ALCARÁ, A. R. A competência em informação nos currículos de biblioteconomia do sul do Brasil. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-23, set./dez. 2019.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.
BELLUZZO, R. C. B. Competência em Informação: cenários e espectros. Revista Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 29-50, jan./jun. 2018. Disponível em: https://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2018/11/coinfo-regina-belluzzo-casa-de-rui-barbosa-2017.pdf. Acesso: 21 jul. 2023.
DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília. v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
DUDZIAK, E. A. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da informacion literacy. In: ALVES, F. M. M; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. de. Competência da informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. 457 p.
FARIAS, M. G. G.; LIMA, J. S.; SANTOS, F. E. P. Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 63-81, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38682. Acesso em: 3 set. 2023.
LEITÃO, D. S.; BARREIRA, M. I. J. S. Competência informacional – um panorama curricular nacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: UFPB, 2015. Disponível em:
https://brapci.inf.br/index.php/res/download/187382. Acesso em: 23 jul. 2023.
MORAES, F.; VALADARES, E.; AMORIM, M. M. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.
MORAIS, R. S.; EVANGELISTA, J. P. A relevância do planejamento Pedagógico no contexto das TICs. In: SOUZA, A. A. C.; PESSOA, A. M. M. S. (org.). Tecnologias da Informação e comunicação na educação: perspectivas interdisciplinares na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
SANTANA, A. B. Análise comparativa da competência em informação focada na abordagem digital: o contexto da escola pública e privada da cidade de Salvador. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rossival Sampaio Morais, José Carlos Sales dos Santos, Rose Cátia da Silva Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.