Rede sociotécnica de informação digital na educação básica e pública no Estado da Bahia
Palavras-chave:
informação, tecnologias digitais, redes sociotécnicas, educação básica, BahiaResumo
Este trabalho aborda a rede sociotécnica, a informação digital e a promoção de uma rede fiável por meio tecnológico. Tem como objetivo, descrever como a rede sociotécnica na Educação da Bahia promove o acesso à informação digital interagindo na educação básica e pública no Estado, ao analisar as informações compartilhadas entre a Secretaria de Educação e sua rede escolar nos 417 municípios baianos no portal oficial do órgão público. A metodologia utilizada é documental e bibliográfica a qual pode-se inferir, após análise qualitativa das informações que a rede sociotécnica por meio do Portal oficial da Educação na Bahia, congrega diferentes conteúdos com base na educação escolar e parcerias com outros órgãos de fomento à pesquisa, inovação e tecnologias que investem neste nicho educacional. O Portal oficial é informativo, atualizado, porém, simples no seu design institucional, congregando outras redes sociais, a exemplo do Facebook (Meta), Instagram, Youtube, Twitter, dentre outras redes digitais para compartilhar informações oficiais com professores, coordenadores, estudantes e seus familiares, a sociedade baiana e parceiros da educação no Brasil e no mundo. Considera-se o Portal uma das redes sociotécnicas da educação básica e pública na Bahia, utilizando-se das tecnologias para a disseminação e democratização das informações no formato digital, fomentando mais transparência às políticas públicas e na prestação de serviços à sociedade em geral que tem acesso à rede de internet e dispositivos digitais para uso das informações da Educação básica e pública da Bahia.
Downloads
Referências
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Entrevista. ASCOM, Salvador, jul. 2023.
BAHIA (Estado). Secretaria de Educação. Salvador, 2023.
BAHIA (Estado). Portal oficial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Disponível em: https://www.educacao.ba.gov.br/. Salvador, 2023.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei n° 12.965, 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília: Presidência da República, [2014]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 12 jul. 2023.
CGI.BR. Governança multissetorial e pluriparticipativa da Internet no Brasil. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (17 min). Disponível em: https://www.youtube.com/embed/5CD6TPfIIYs?autoplay=0. Acesso em: 12 jun. 2023.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: 34,1994.
CENTRO DE INFORMÁTICA UFPE. O que é a Internet?. Recife, 1997. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~flash/resultados/cursos/taais/1997-2/Internet/internet.html. Acesso em: 10 jul. 2023.
SANTOS, E. J.; VILALOBOS, A. P. O. As políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas no Nordeste. Informação & Informação, v. 22, n. 2, p. 356–370, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p356. Acesso em: 12 jul. 2023.
SILVA, P.; BARBOSA, J. C. Das redes sociotécnicas à cartografia de controvérsias na educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, São Carlos, Anais [...]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2018. p. 1-13. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/244. Acesso em: 12 jul. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eunice de Jesus Santos, Raul Marques Leite Souza, Barbara Coelho Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.