Observatório de boas práticas em torno do livro, leitura, literatura e bibliotecas
espaço de mediação da informação
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.337Palavras-chave:
Boas práticas, Mediação da informação, Curadoria de conteúdo, Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do NorteResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador de conteúdo, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanalmente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.
FARRIER, John. Digital Content Curation Is Career for Librarians. 2012. Disponível em: http://lj.libraryjournal.com/2012/02/opinion/backtalk/digitalcontent-curation-is-a-perfect-career-fit-for-librarians-backtalk/. Acesso em: 29 dez. 2020.
FERREIRA, Emanuelle Geórgia Amaral. Uma nova Biblioteconomia para a sociedade contemporânea. Revista ACB, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 50-61, abr. 2019. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1500. Acesso em: 29 dez. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
OBSERVATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS. Disponível em: https://informapedia.github.io/boasPraticas/. Acesso em: 10 out. 2021.
RECUERO, Raquel. Engajamento Social: o fim dos likes do Instagram e a necessidade de novas métricas. 2019. Disponível em: https://medium.com/@raquelrecuero/engajamento-social-o-fim-dos-likesdo-Instagram-e-a-necessidade-de-novas-m%C3%A9tricas-56749c2e806.Acesso em: 25 maio 2021.
SANCHES, G. A. R.; RIO, S. F. do. Mediação da Informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 103-121, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42323. Acesso em: 25 maio 2021.
SOUZA, Edivânio Duarte de; DIAS, Eduardo José Wense; NASSIF, Mônica Erichsen. A Gestão da Informação e do Conhecimento na Ciência da Informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Inf. & Soc., João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 55-70, jan. /abr. 2011. Disponível em: http://periodicos.uf pb.br/index.php/ies/article/ view/4039/5598. Acesso em: 30 abr. 2018.
SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira; OLIVEIRA, Larissa Rosa de. Atuação profissional da área de Ciência da Informação nas redes sociais em tempos de COVID-19: um estudo de caso sobre o engajamento na WebConciB. In: SPUDEIT, Daniela; SOUZA, Claudia (org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora; Selo Nyota, 2020. p. 187-206.
TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. Live sobre "As bibliotecas (contemporâneas ou mais do mesmo?) Diante da pandemia do Covid-19". Canal WebConCIB, [S.l.], 2020. (106 minutos). Disponível em: https://youtu.be/0k26QJ3knJE. Acesso em: 26 maio 2021.
VALLS, Valéria Martin. A ressignificação do fazer biblioteconômico frente a “nova” sociedade. Canal WebConCIB, [S.l.], 27 jun. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CB9FzHADXSp/. Acesso em: 29 dez. 2020.
VAZ, Paulo. Mediação e tecnologia. Famecos, Porto Alegre, n. 16, dez. 2001.
VELHO, Gilberto; KUSCHINIR, Karina. Apresentação. In: VELHO, Gilberto; KUSCHINIR, Karina (Org.). Mediação, cultura a política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. p. 9-11.
NEHMY, Rosa Maria Quadros. et al. A Ciência da Informação como disciplina científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 9-26, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/239/26. Acesso em: 26 maio 2021.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; LOUREIRO, José Mauro Matheus. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 42-53, jan./abr. 1995. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/609/611. Acesso em: 26 maio 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Débora Crystina Reis, Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.