Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais nas disciplinas de fontes de informação

Autores

  • Cláudio César Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.277

Palavras-chave:

Habilidades informacionais; Competência em informação; Fontes de Informação.

Resumo

O estudo tem o objetivo de descrever as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores no decorrer das atividades das disciplinas de fontes de informação e suas percepções em relação à formação das habilidades para a competência em informação dos estudantes. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário, aplicado para professores que ministram as disciplinas de fontes de informação em cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil. Os dados apontaram que as principais dificuldades foram o desnivelamento entre os estudantes, a falta de habilidades para lidar com os recursos digitais e equipamentos desatualizados e em difíceis condições de uso. Em relação às atividades e ações desenvolvidas durante as disciplinas foi possível visualizar que elas contribuem para o desenvolvimento de habilidades para a competência em informação, refletindo na vida acadêmica dos estudantes e na sua futura atuação no mundo do trabalho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio César Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

Referências

AUSTRALIAN AND NEW ZEALAND INSTITUTE FOR INFORMATION LITERACY (ANZIL). Australian and New Zealand Information Literacy Framework: principles, standards and practice. In: BUNDY, A. (ed.). ANZIL: 2004. 48 p.

BELLUZZO, R. C. B. O uso de mapas conceituais para o desenvolvimento da competência em informação: um exercício de criatividade. In: PASSOS, R.; SANTOS, G. C. (orgs.). Competência em informação na sociedade de aprendizagem. Bauru: Kayros, 2005.

BORGES, J. et al. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12902/1/67-325-1-PB.pdf. Acesso em: 08 abr. 2021.

DULZAIDES IGLESIAS, M. E.; MOLINA GÓMEZ, A. La competencia informacional: concepción relevante a considerar en la Educación Superior. MediSur, Cienfuegos, v. 5, n. 1, p. 44-47, 2007. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2951074. Acesso em: 10 jan. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13025. Acesso em: 18 mar. 2021.

Publicado

28-10-2021

Como Citar

PEREIRA, C. C.; ALCARÁ, A. R. Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais nas disciplinas de fontes de informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.277. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/277. Acesso em: 29 mar. 2024.