O Repositório Attena no Combate à Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.348

Palavras-chave:

repositório institucional; coleção digital; disseminação da informação. UFPE ; Covid-19

Resumo

O presente artigo descreve o processo de planejamento e implementação das Subcomunidades "Memória Institucional Covid-19” e “Produção Científica Covid-19” no Attena, o Repositório Institucional da Universidade Federal de Pernambuco, durante o desenvolvimento do Projeto "Attena no combate à Covid-19”, que visa reunir os resultados dos projetos de pesquisas, além de materiais de cunho não científico relacionados a COVID-19 no Repositório da Instituição. A pesquisa também relata o processo de mapeamento, análise, seleção, catalogação e inserção de objetos digitais pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco, nas Subcomunidades. Para tanto, este estudo possui um viés metodológico de caráter exploratório e utilizou como procedimento de coleta de dados as atas de reuniões, relatórios do projeto e planilha de mapeamento das publicações disponibilizada pela Centro de Ciências da Saúde. No período de maio a dezembro de 2020, a biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde selecionou, preliminarmente, 56 notícias sobre publicações envolvendo a Covid-19, destas, 13 publicações cumpriram os critérios de seleção estipulados pelo Projeto, 8 publicações, os autores enviaram o termo de autorização de depósito assinado e o material foi disponibilizado no Repositório da Instituição. A criação de tais coleções proporcionou aos pesquisadores da instituição o aumento do alcance e visibilidade das produções científicas sobre a Covid-19, visto que o Attena tem cumprido os protocolos técnicos internacionais de indexação, permitindo que os seus conteúdos em redes de repositórios e buscadores internacionais sejam representados.

 

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Referências

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

FREITAS, E. C. de; LIMA, F. R. de .; MENEZES, P. R. A. de . O Repositório Attena no Combate à Covid-19. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–11, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.348. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/348. Acesso em: 24 abr. 2024.