La formación de bibliotecarios en el contexto de la comunicación científica

análisis de las propuestas pedagógicas de las universidades federales y estatales de las regiones Sur y Sudeste de Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.320

Palabras clave:

Comunicación Científica; Formación Bibliotecaria

Resumen

La Comunicación Científica puede ser entendida como la divulgación de resultados, teorías y discusión de la investigación científica. El Bibliotecario tiene un papel primordial en cuanto al trabajo con las fuentes de información relacionadas con la Comunicación Científica, siendo un facilitador y mediador de la información científica y tecnológica. Esta investigación aborda la formación del Bibliotecario en relación con la Comunicación Científica. Por lo tanto, tiene como objetivo investigar los aspectos relacionados con la enseñanza de la comunicación científica en la formación de los bibliotecarios. Los procedimientos metodológicos de este estudio se realizaron a partir de la investigación bibliográfica, para la fundamentación teórica del estudio, seguida de la investigación documental y exploratoria. En cuanto a la investigación documental, se verificaron los contenidos de las propuestas pedagógicas de los componentes curriculares relacionados con la Comunicación Científica en universidades federales y estatales de las regiones Sur y Sudeste de Brasil. Los resultados muestran que la mayoría de las universidades contempla la Comunicación Científica en la formación de sus profesionales y que sus componentes curriculares discuten temas relacionados con la Comunicación Científica, como los canales y las fuentes de información, además de los temas relacionados con la tecnología. Se concluye que los temas relacionados con la Comunicación Científica están presentes en el currículo de los cursos investigados, pero que aún necesitan ser actualizados en relación a los temas: ciencia abierta, gestión de datos, ciencia ciudadana y lucha contra las fake news.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2021). Atualmente, trabalha na Socrates Ltd, uma importante empresa do ramo de verificações na América Latina. Como estagiário, integrou em diferentes tipos de bibliotecas, tais como: universitárias (Fundação Getúlio Vargas e UFRJ) e especializadas (Instituto Estadual do Ambiente: meio ambiente; e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro: história fluminense e história política nacional). Atuou como Bolsista PIBIC Fiocruz/CNPq em uma pesquisa relacionada ao campo da saúde e violência. Na UFRJ, atuou como Bolsista Voluntário UFRJ/CNPq com pesquisa relacionada às temáticas de comunicação e divulgação científica nas redes sociais digitais. É membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Redes, Políticas de Informação" (UFRJ/CNPq). Participou do projeto de extensão "Divulgação científica no ciberespaço" (UFRJ) e do projeto "CBGCom: gestão das mídias sociais digitais do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ". Integrou a Rede de Competência em Informação (Rede CoInfo). Participou como voluntário na iniciativa "COVID-19 DivulgAÇÃO Científica" (INCT-CPCT, Fiocruz, CNPq). Possui interesse nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Comunicação Científica, Saúde Pública, Divulgação e Popularização da Ciência.

Carla Beatriz Marques Felipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE - 2016). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2013). Membro do do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento. Foi Professora substituta no Ensino Superior no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016-2018). Áreas de Interesse: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. A imagem na Ciência da Informação. Comunicação Científica - Dados de pesquisa - Estudos métricos.

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Professora permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Possui Láurea Acadêmica (2014) e prêmio de melhor monografia da graduação na UFRN (2014).Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa #FOLKCoLAB Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas híbridos de Organização do Conhecimento, primeiro grupo de pesquisa do CNPq exclusivamente dedicado às Folksonomias no Brasil. Editora executiva da Revista Conhecimento em Ação (RCA). Membro do comitê de Machine Learning da Associação Internacional de Inteligência Artificial. Vice coordenadora do Programa de Extensão Universitária #CBGCom. Membro da comissão permanente de gestão e organização de concursos do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. Membro da comissão de afastamento do corpo docente do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. Faz parte dos Grupos de Pesquisa na área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento nas instituições UFPB, UFPE e UNIRIO. Áreas de Interesse: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Recuperação da Informação. Inteligência Artificial. Modelos e sistemas colaborativos de Indexação. Folksonomia. Política de indexação Híbrida. Sistemas de Organização do Conhecimento. Arquitetura da Informação. Sistemas de Recuperação da Informação. Produtos e serviços de Informação.

Citas

ALVARADO, Rubén Urbizagástegui; OLIVEIRA, Marlene. A comunidade científica da biblioteconomia e ciência da informação brasileira. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/95538. Acesso em: 11 mar. 2022.

BIOMANGUINHOS. Informações sobre o novo coronavírus. [S. l.]: Fundação Oswaldo Cruz, 2021. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sua-saude/informacoes-sobre-doencas/informacoes-coronavirus. Acesso em: 11 mar. 2022.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 especial, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585 . Acesso em: 11 mar. 2022.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

DIAS, Cláudia Augusto. Comunicação científica. Brasília, DF: [S. n.], 1999.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 166-183, 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114226. Acesso em: 11 mar. 2022.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MAIA, Francisca Clotilde de Andrade; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação bibliotecária na comunicação científica. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN, 2019.

OKADA, Tamires Cassia Rodrigues; ALCARÁ, Adriana Rosecler. O bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 786-807, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/166572. Acesso em: 12 mar. 2022.

RODRIGUES, Charles; BLATTMANN, Ursula. Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 4-29, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/50139. Acesso em: 10 mar. 2022.

SÁ, Dominichi Miranda de. Especial Covid-19: os historiadores e a pandemia. [S. l.]: Casa de Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1853-especial-covid-19-os-historiadores-e-a-pandemia.html. Acesso em: 11 mar. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 11 mar. 2022.

Publicado

2022-06-20

Cómo citar

GUIMARÃES, M. V. de A. .; FELIPE, C. B. M. .; SANTOS, R. F. dos . La formación de bibliotecarios en el contexto de la comunicación científica: análisis de las propuestas pedagógicas de las universidades federales y estatales de las regiones Sur y Sudeste de Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–17, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.320. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/320. Acesso em: 22 nov. 2024.