The Librarian training in the context of Scientific Communication

analysis of pedagogical proposals from federal and state universities in the South and Southeast regions of Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.320

Keywords:

Scientific Communication, Librarian Training

Abstract

Scientific Communication can be understood as dissemination of results, theories and discussion of scientific research. The Librarian has a primary role in terms of working with information sources related to Scientific Communication, being a facilitator and mediator of scientific and technological information. This research addresses the formation of the Librarian in relation to Scientific Communication. Therefore, it aims to investigate aspects related to the teaching of scientific communication in the training of librarians. The methodological procedures of this study were undertaken from the bibliographical research, for the theoretical foundation of the study, followed by documentary and exploratory research. Regarding the documentary research, the contents of the pedagogical proposals of the curricular components related to Scientific Communication were verified in federal and state universities in the South and Southeast regions of Brazil. The results show that most universities contemplate Scientific Communication in the training of their professionals and that their curricular components discuss issues related to Scientific Communication, such as information channels and sources, in addition to issues related to technology. It is concluded that the issues related to Scientific Communication are present in the curriculum of the investigated courses, but that they still need to be updated in relation to the themes: open science, data management, citizen science and fight against fake news.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2021). Atualmente, trabalha na Socrates Ltd, uma importante empresa do ramo de verificações na América Latina. Como estagiário, integrou em diferentes tipos de bibliotecas, tais como: universitárias (Fundação Getúlio Vargas e UFRJ) e especializadas (Instituto Estadual do Ambiente: meio ambiente; e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro: história fluminense e história política nacional). Atuou como Bolsista PIBIC Fiocruz/CNPq em uma pesquisa relacionada ao campo da saúde e violência. Na UFRJ, atuou como Bolsista Voluntário UFRJ/CNPq com pesquisa relacionada às temáticas de comunicação e divulgação científica nas redes sociais digitais. É membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Redes, Políticas de Informação" (UFRJ/CNPq). Participou do projeto de extensão "Divulgação científica no ciberespaço" (UFRJ) e do projeto "CBGCom: gestão das mídias sociais digitais do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ". Integrou a Rede de Competência em Informação (Rede CoInfo). Participou como voluntário na iniciativa "COVID-19 DivulgAÇÃO Científica" (INCT-CPCT, Fiocruz, CNPq). Possui interesse nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Comunicação Científica, Saúde Pública, Divulgação e Popularização da Ciência.

Carla Beatriz Marques Felipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE - 2016). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2013). Membro do do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento. Foi Professora substituta no Ensino Superior no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016-2018). Áreas de Interesse: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. A imagem na Ciência da Informação. Comunicação Científica - Dados de pesquisa - Estudos métricos.

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Professora permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Possui Láurea Acadêmica (2014) e prêmio de melhor monografia da graduação na UFRN (2014).Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa #FOLKCoLAB Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas híbridos de Organização do Conhecimento, primeiro grupo de pesquisa do CNPq exclusivamente dedicado às Folksonomias no Brasil. Editora executiva da Revista Conhecimento em Ação (RCA). Membro do comitê de Machine Learning da Associação Internacional de Inteligência Artificial. Vice coordenadora do Programa de Extensão Universitária #CBGCom. Membro da comissão permanente de gestão e organização de concursos do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. Membro da comissão de afastamento do corpo docente do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. Faz parte dos Grupos de Pesquisa na área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento nas instituições UFPB, UFPE e UNIRIO. Áreas de Interesse: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Recuperação da Informação. Inteligência Artificial. Modelos e sistemas colaborativos de Indexação. Folksonomia. Política de indexação Híbrida. Sistemas de Organização do Conhecimento. Arquitetura da Informação. Sistemas de Recuperação da Informação. Produtos e serviços de Informação.

References

ALVARADO, Rubén Urbizagástegui; OLIVEIRA, Marlene. A comunidade científica da biblioteconomia e ciência da informação brasileira. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/95538. Acesso em: 11 mar. 2022.

BIOMANGUINHOS. Informações sobre o novo coronavírus. [S. l.]: Fundação Oswaldo Cruz, 2021. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sua-saude/informacoes-sobre-doencas/informacoes-coronavirus. Acesso em: 11 mar. 2022.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 especial, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585 . Acesso em: 11 mar. 2022.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

DIAS, Cláudia Augusto. Comunicação científica. Brasília, DF: [S. n.], 1999.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 166-183, 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114226. Acesso em: 11 mar. 2022.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MAIA, Francisca Clotilde de Andrade; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação bibliotecária na comunicação científica. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN, 2019.

OKADA, Tamires Cassia Rodrigues; ALCARÁ, Adriana Rosecler. O bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 786-807, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/166572. Acesso em: 12 mar. 2022.

RODRIGUES, Charles; BLATTMANN, Ursula. Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 4-29, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/50139. Acesso em: 10 mar. 2022.

SÁ, Dominichi Miranda de. Especial Covid-19: os historiadores e a pandemia. [S. l.]: Casa de Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1853-especial-covid-19-os-historiadores-e-a-pandemia.html. Acesso em: 11 mar. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 11 mar. 2022.

Published

2022-06-20

How to Cite

GUIMARÃES, M. V. de A. .; FELIPE, C. B. M. .; SANTOS, R. F. dos . The Librarian training in the context of Scientific Communication: analysis of pedagogical proposals from federal and state universities in the South and Southeast regions of Brazil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–17, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.320. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/320. Acesso em: 22 nov. 2024.