Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância
Palabras clave:
Ensino Superior, Universidade Aberta, Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, Experiência Educativa, Profissionais da Informação, Portugal.Resumen
A Universidade Aberta, única instituição de ensino a distância em Portugal, ministra desde 2007 a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Dirigida a populações adultas, esta Universidade oferece a possibilidade de obter este grau acadêmico a todos os que se encontram impossibilitados de frequentar o ensino presencial e que já tenham desempenhando funções em bibliotecas e desejam melhorar as suas competências e valorizar as suas carreiras profissionais. O objetivo desta investigação foi conhecer as motivações que levaram a que um grupo de graduados adultos optasse por frequentar esta Universidade e esta Licenciatura. Procurou-se também perceber as vivências tidas durante o percurso acadêmico, quer quanto ao método pedagógico, interação com os colegas e professores e aquisição de conhecimentos. Foram realizadas entrevistas com 30 graduados CID dos cursos de 2007 a 2009 que terminaram os cursos até dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a escolha pela Universidade Aberta e por esta Licenciatura não foi aleatória, mas intencional, e que estes graduados manifestavam uma forte satisfação com o método pedagógico, com as relações estabelecidas entre colegas e professores em turma virtuais e também com as competências adquiridas para o desempenho profissional. Não obstante as dificuldades encontradas, todos estes estudantes voltariam a fazer esta experiência educativa, que consideram positiva.
Descargas
Citas
ALCÂNTARA, P. R. Modificando a atuação docente utilizando a colaboração. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.8, p.57-69, jan./abr. 2003.
ALVES, M. G. A inserção profissional de diplomados de ensino superior numa perspectiva educativa: o caso da Faculdade de Ciências e Tecnologia. 2003. 468f. Tese (Doutorado) - Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento, Universidade Nova Lisboa, Lisboa, 2003.
ALVES, N. Juventudes e inserção profissional. Lisboa: Educa, 2008. 348p.
ASLANIAN, C.; BRICKELL, H. American in transitions: Life changes as reasons for adult learning. New York: College Entrance Examination Board, 1980. 172p.
BELL, J. Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva, 1997. 212p.
CABRAL, M. L. Bibliotecas, acesso, sempre. Lisboa: Colibri, 1996. 131p.
CARMO, H. O modelo de ensino online da UAb para o 2º ciclo: primeiro balanço de uma experiência. In: ENCONTRO DA AULP - DIREITO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO, 19., Luanda, 2009. Luanda: AULP, 2009. 9p. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/...1841>. Acesso em: 12 maio 2014.
CAVAZOTTE, F. S.; LEMOS, A. H.; VIANA, M. D. Novas gerações no mercado de trabalho: expectativas renovadas ou antigos ideais? Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.162-180, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cebape/v10n1/11.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2014.
CNE - CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Estado da educação 2011: a qualificação dos portugueses. Lisboa: CNE, 2011, 290p.
FERREIRA, J. M. C. et al. Psicossociologia das organizações. Lisboa: McGrawHill, 1996. 379p.
HILTZ, R. Collaborative learning in asynchronous learning networks: Building learning communities. 1998. Disponível em: <http://web.njit.edu/~hiltz/collaborative_learning_in_asynch.htm>. Acesso em: 2 ago. 2013.
KNOWLES, M. The modern practice of adult education from pedagogy to andragogy. Cambridge: Cambridge Book Company, 1988. 400p.
MORGADO, L. O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades. Discursos: Língua, Cultura e Sociedade, Lisboa, nº esp., p.125-138, 2001. Disponível em: <http://goo.gl/ZGmsLn>. Acesso em: 29 abr. 2013.
OLIVEIRA, T.; MORGADO, L. Discussão online no ensino superior: o papel dos fóruns na aprendizagem colaborativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO - EM DIREÇÃO À EDUCAÇÃO 2.0, 2., Lisboa, 2012. Atas... Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. p.3212-3221.
PEREIRA, A. Aspectos pedagógicos no ensino a distância. In: INICIAÇÃO ao ensino a distância. Brussel: Het Gemeenschapsonderwijs, 2006. p.41-54.
PEREIRA, A. et al. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. 111p.
SELIGMAN, L. Development career counseling and assessment. Califórnia: SAGE, 1994. 584p.
THOMAS, J.; ROHWER, W. Academic studying: The role of learning strategies. Educational Psychologist, Washington, n.21, p.19-41, 1986.
TINTO, V. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. The Journal of Higher Education, Ohio, v.68, n.6, p.599-623, 1997.
TOBÓN, S. La formación basada en competencias en la educación superior [em linha]: un enfoque complejo. Guadalajara: Universidad Autónoma de Guadalajara, 2008. 30p. Disponível em: <http://www.eventos.cfie.ipn.mx/reuniones_academicas/dialogos/pdf/dfle1.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.