Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância

Authors

  • Isabel Marques Marcos Universidade Aberta

Keywords:

Ensino Superior, Universidade Aberta, Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, Experiência Educativa, Profissionais da Informação, Portugal.

Abstract

A Universidade Aberta, única instituição de ensino a distância em Portugal, ministra desde 2007 a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Dirigida a populações adultas, esta Universidade oferece a possibilidade de obter este grau acadêmico a todos os que se encontram impossibilitados de frequentar o ensino presencial e que já tenham desempenhando funções em bibliotecas e desejam melhorar as suas competências e valorizar as suas carreiras profissionais. O objetivo desta investigação foi conhecer as motivações que levaram a que um grupo de graduados adultos optasse por frequentar esta Universidade e esta Licenciatura. Procurou-se também perceber as vivências tidas durante o percurso acadêmico, quer quanto ao método pedagógico, interação com os colegas e professores e aquisição de conhecimentos. Foram realizadas entrevistas com 30 graduados CID dos cursos de 2007 a 2009 que terminaram os cursos até dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a escolha pela Universidade Aberta e por esta Licenciatura não foi aleatória, mas intencional, e que estes graduados manifestavam uma forte satisfação com o método pedagógico, com as relações estabelecidas entre colegas e professores em turma virtuais e também com as competências adquiridas para o desempenho profissional. Não obstante as dificuldades encontradas, todos estes estudantes voltariam a fazer esta experiência educativa, que consideram positiva.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALCÂNTARA, P. R. Modificando a atuação docente utilizando a colaboração. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.8, p.57-69, jan./abr. 2003.

ALVES, M. G. A inserção profissional de diplomados de ensino superior numa perspectiva educativa: o caso da Faculdade de Ciências e Tecnologia. 2003. 468f. Tese (Doutorado) - Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento, Universidade Nova Lisboa, Lisboa, 2003.

ALVES, N. Juventudes e inserção profissional. Lisboa: Educa, 2008. 348p.

ASLANIAN, C.; BRICKELL, H. American in transitions: Life changes as reasons for adult learning. New York: College Entrance Examination Board, 1980. 172p.

BELL, J. Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva, 1997. 212p.

CABRAL, M. L. Bibliotecas, acesso, sempre. Lisboa: Colibri, 1996. 131p.

CARMO, H. O modelo de ensino online da UAb para o 2º ciclo: primeiro balanço de uma experiência. In: ENCONTRO DA AULP - DIREITO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO, 19., Luanda, 2009. Luanda: AULP, 2009. 9p. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/...1841>. Acesso em: 12 maio 2014.

CAVAZOTTE, F. S.; LEMOS, A. H.; VIANA, M. D. Novas gerações no mercado de trabalho: expectativas renovadas ou antigos ideais? Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.162-180, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cebape/v10n1/11.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2014.

CNE - CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Estado da educação 2011: a qualificação dos portugueses. Lisboa: CNE, 2011, 290p.

FERREIRA, J. M. C. et al. Psicossociologia das organizações. Lisboa: McGrawHill, 1996. 379p.

HILTZ, R. Collaborative learning in asynchronous learning networks: Building learning communities. 1998. Disponível em: <http://web.njit.edu/~hiltz/collaborative_learning_in_asynch.htm>. Acesso em: 2 ago. 2013.

KNOWLES, M. The modern practice of adult education from pedagogy to andragogy. Cambridge: Cambridge Book Company, 1988. 400p.

MORGADO, L. O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades. Discursos: Língua, Cultura e Sociedade, Lisboa, nº esp., p.125-138, 2001. Disponível em: <http://goo.gl/ZGmsLn>. Acesso em: 29 abr. 2013.

OLIVEIRA, T.; MORGADO, L. Discussão online no ensino superior: o papel dos fóruns na aprendizagem colaborativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO - EM DIREÇÃO À EDUCAÇÃO 2.0, 2., Lisboa, 2012. Atas... Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. p.3212-3221.

PEREIRA, A. Aspectos pedagógicos no ensino a distância. In: INICIAÇÃO ao ensino a distância. Brussel: Het Gemeenschapsonderwijs, 2006. p.41-54.

PEREIRA, A. et al. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. 111p.

SELIGMAN, L. Development career counseling and assessment. Califórnia: SAGE, 1994. 584p.

THOMAS, J.; ROHWER, W. Academic studying: The role of learning strategies. Educational Psychologist, Washington, n.21, p.19-41, 1986.

TINTO, V. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. The Journal of Higher Education, Ohio, v.68, n.6, p.599-623, 1997.

TOBÓN, S. La formación basada en competencias en la educación superior [em linha]: un enfoque complejo. Guadalajara: Universidad Autónoma de Guadalajara, 2008. 30p. Disponível em: <http://www.eventos.cfie.ipn.mx/reuniones_academicas/dialogos/pdf/dfle1.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2014.

Published

2015-12-30

How to Cite

MARCOS, I. M. Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 66–81, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Pesquisa