A implatação da disciplina "Extensão Universitária" no PPGCI/UFBA

Autores

Palavras-chave:

Extensão Universitária – Ensino e Pesquisa, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Resumo

A extensão universitária é uma atividade que busca estabelecer uma ponte entre a academia e a sociedade, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, a valorização da cidadania e o desenvolvimento sustentável e desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes e na transformação da realidade, consolidando a missão social das universidades. O presente estudo apresenta breve histórico sobre a temática Extensão Universitária. Aborda a experiência do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) no processo de implantação da Disciplina “Extensão Universitária” no semestre de 2023.1. Resgata a orientação da Universidade Federal da Bahia ao implementar a Extensão Universitária tanto na Graduação quanto nos Programas de Pós-Graduação. Analisa títulos dos anteprojetos de Mestrado e Doutorado dos discentes ingressantes no PPGCI/UFBA em 2022 e 2023, com o intuito de identificar viés de pesquisa sobre Extensão Universitária e finaliza com levantamento da oferta do referido componente curricular nos PPGCI do Brasil, onde se verifica que, a partir de dados coletados na Plataforma Sucupira, o PPGCI/UFBA é pioneiro na oferta da Disciplina Extensão Universitária na sua estrutura curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC, Edição Atualizada, 2000/2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Acadêmico de Ensino. Resolução nº 03, de 13 de novembro de 2019. Dispõe sobre o ordenamento administrativo dos processos acadêmicos de criação, reestruturação, alteração curricular isolada e extinção dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Salvador: Conselho Acadêmico de Ensino, 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolução_03.2019__controle_de_alteraes_04.2020_0.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Acadêmico de Ensino. Resolução nº 04, de 23 de setembro de 2020 - Altera os artigos 7º, 10, 12, 13, 17, 18 e acrescenta o anexo II na Resolução 03/2019, que dispõe sobre o ordenamento administrativo dos processos acadêmicos de criação, reestruturação, alteração curricular isolada e extinção dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Salvador: Conselho Acadêmico de Ensino, 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resoluo_04.2020_.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 02/2022 - Regulamenta a inserção, o desenvolvimento e o registro das atividades de Extensão Universitária nos currículos dos cursos de Graduação da UFBA. Salvador: Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_02.2022_-_consepe.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Guia de Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador: UFBA, 2022 Disponível em: https://proext.ufba.br/sites/proext.ufba.br/files/guia_de_curricularizacao_da_extensao.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.

Publicado

26-04-2024

Como Citar

LINS, I. A. B.; NOVO, H. F.; JESUS, C. S.; SANTOS, J. F.; LIMA, M. de F. S.; BATISTA, T. I. N. A implatação da disciplina "Extensão Universitária" no PPGCI/UFBA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/392. Acesso em: 18 jul. 2024.