A competência em informação dos discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância da Universidade Federal da Bahia

Autores

Palavras-chave:

competência em informação, graduandos, Biblioteconomia

Resumo

A informação constitui um insumo essencial à história das sociedades, perpassando pelas transformações humanas, que principia com o desenvolvimento dos primeiros instrumentos laborais e avança ao advento e consolidação das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, o bibliotecário e documentalista precisam atentar às transformações na sociedade contemporânea, sempre atentando às operações atinentes à representação, organização e disseminação de conteúdos orientados a usuários da informação. A partir do preâmbulo em tela, o presente artigo procurou  investigar como os discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância  (BibEaD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) compreendem a temática associada à competência em informação. Para cumprir o objetivo da pesquisa, determinamos os  procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa e técnica e instrumento com  a aplicação do questionário eletrônico a um grupo de 10 (dez) discentes. Os resultados  da pesquisa revelaram que a compreensão dos respondentes em relação as disciplinas contribuem com o desenvolvimento da competência em informação; recuperamos também a concepção dos estudantes investigados em relação ao tema “competência em  informação”. As considerações finais destacam a importância de investigar a compreensão dos discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância (BibEaD) da UFBA sobre a temática associada à competência em informação, associando a teoria e prática no processo de aprendizagem contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCARÁ, A. R. A competência em informação nos currículos de biblioteconomia do sul do Brasil. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-23, set./dez. 2019.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.

BELLUZZO, R. C. B. Competência em Informação: cenários e espectros. Revista Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 29-50, jan./jun. 2018. Disponível em: https://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2018/11/coinfo-regina-belluzzo-casa-de-rui-barbosa-2017.pdf. Acesso: 21 jul. 2023.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília. v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.

DUDZIAK, E. A. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da informacion literacy. In: ALVES, F. M. M; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. de. Competência da informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. 457 p.

FARIAS, M. G. G.; LIMA, J. S.; SANTOS, F. E. P. Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 63-81, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38682. Acesso em: 3 set. 2023.

LEITÃO, D. S.; BARREIRA, M. I. J. S. Competência informacional – um panorama curricular nacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: UFPB, 2015. Disponível em:

https://brapci.inf.br/index.php/res/download/187382. Acesso em: 23 jul. 2023.

MORAES, F.; VALADARES, E.; AMORIM, M. M. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.

MORAIS, R. S.; EVANGELISTA, J. P. A relevância do planejamento Pedagógico no contexto das TICs. In: SOUZA, A. A. C.; PESSOA, A. M. M. S. (org.). Tecnologias da Informação e comunicação na educação: perspectivas interdisciplinares na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

SANTANA, A. B. Análise comparativa da competência em informação focada na abordagem digital: o contexto da escola pública e privada da cidade de Salvador. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2011.

Publicado

26-04-2024

Como Citar

MORAIS, R. S.; SANTOS, J. C. S.; ARAÚJO, R. C. S. A competência em informação dos discentes do curso de Graduação em Biblioteconomia a Distância da Universidade Federal da Bahia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/387. Acesso em: 18 jul. 2024.