O ato de ensinar em tempos adversos
reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.342Palavras-chave:
Ensino Remoto, Pedagogia Freiriana, Ensino em Informação, Aprendizagem SignificativaResumo
Aborda o processo de ensino e aprendizagem no cenário da Pandemia por Covid-19, dialogando com Paulo Freire e David Ausubel, interseccionando com Jean Piaget e bell hooks. Tem como objetivo refletir a respeito do processo ensino-aprendizagem, a partir do período pandêmico, considerando os caminhos possíveis para a área da Informação, com base na aprendizagem significativa e na pedagogia freiriana. Os procedimentos metodológicos se deram por meio da pesquisa bibliográfica e abordagem dialética. Conclui-se que a Pandemia revelou desigualdades sociais e econômicas que impactam nos resultados educacionais e contribuiram para evasão e reprovações no Ensino Superior. E que a aprendizagem significativa é uma via de mão dupla em que todos, docentes e discentes, aprendem. Percebe-se, a partir dos teóricos em discussão, que há interseções possíveis e, de futuras reflexões, no campo da informação. A exemplo das dimensões da mediação da informação, propostas por Henriette Gomes. Este, portanto, é um estudo preliminar, na perspectiva de tais discussões, carecendo de maiores aprofundamentos a serem feitos futuramente.
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