O ato de ensinar em tempos adversos

reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0002-3812-3167
  • Denise Braga Sampaio Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.342

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pedagogia Freiriana, Ensino em Informação, Aprendizagem Significativa

Resumo

Aborda o processo de ensino e aprendizagem no cenário da Pandemia por Covid-19, dialogando com Paulo Freire e David Ausubel, interseccionando com Jean Piaget e bell hooks. Tem como objetivo refletir a respeito do processo ensino-aprendizagem, a partir do período pandêmico, considerando os caminhos possíveis para a área da Informação, com base na aprendizagem significativa e na pedagogia freiriana. Os procedimentos metodológicos se deram por meio da pesquisa bibliográfica e abordagem dialética. Conclui-se que a Pandemia revelou desigualdades sociais e econômicas que impactam nos resultados educacionais e contribuiram para evasão e reprovações no Ensino Superior. E que a aprendizagem significativa é uma via de mão dupla em que todos, docentes e discentes, aprendem. Percebe-se, a partir dos teóricos em discussão, que há interseções possíveis e, de futuras reflexões, no campo da informação. A exemplo das dimensões da mediação da informação, propostas por Henriette Gomes. Este, portanto, é um estudo preliminar, na perspectiva de tais discussões, carecendo de maiores aprofundamentos a serem feitos futuramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) e da Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI/2020-2022) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística pela UFPB. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Editora do periódico Folha de Rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa UFCA/CNPq: Biblioteca Informação e Sociedade (BIS). (UFC).

Denise Braga Sampaio, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora do Departamento de Documentação e Informação (DDI) do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI-UFBA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-líder do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA). Pesquisadora da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência (RIEV/UFPB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusos (UFPB).

Referências

AUSUBEL, David. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart an Winston, 1968.

DANTAS, Messias P.; SILVA, Flávio Urbano; BORGES, Jacques. Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física. Holos, ano 34, v. 3, p. 186-200, set. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327945653_Uso_dos_mapas_conceituais_como_ferramenta_de_avaliacao_qualitativa_com_enfase_no_ensino_de_Fisica. Acesso em: 30 mar. 2022.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Paulo%20Freire%20-%20Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_pp.5-19.pdf Acesso em: 30 mar. 2022.

FREIRE, Paulo. Conscientização: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da Informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, out./dez. 2020.

GRAÇA, Daniela; OLIVEIRA, Lídia. Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o sistema prisional português. In: PASSARELLI, Brasilina; SILVA, Armando Malheiros da; RAMOS, Fernando. E-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: SENAC, 2014. p. 169-200.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MOREIRA, Marco Antônio. ?Al final, qué és aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, v. 25, p. 29-56, mar. 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/96956/000900432.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 30 mar. 2022.

NOGUEIRA, Maria José Carvalho. Saúde mental em estudantes do ensino superior: fatores protetores e fatores de vulnerabilidade. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Universidade Federal de Lisboa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28877/1/ulsd730773_td_Maria_Nogueira.pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.

NOVAK, Joseph D.; GOWIN, Bob. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

PEREIRA, Mara Dantas. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, maio 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548/4043. Acesso em: 30 mar. 2022.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo: EDUSP, 1977.

RAMONET, Ignacio. Geopolítica do Caos. Petrópolis: Vozes, 1998.

TENENTE, Luiza; SANTOS, Emily. ‘Depois de tanta luta, precisei abrir mão da vaga na universidade’: como a pandemia pode reduzir nº de jovens com diploma. G1, Educação, 14 ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/14/impacto-pandemia-ensino-superior.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2022.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

BERNARDINO, M. C. R.; SAMPAIO, D. B. O ato de ensinar em tempos adversos: reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–20, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.342. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/342. Acesso em: 21 nov. 2024.