Programa de extensão Teia

diálogos entre a Graduação em Biblioteconomia e a Educação Básica

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA). https://orcid.org/0000-0002-3812-3167
  • Oriana César Bastos Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-19)
  • Cícera Camila de Carvalho Dantas Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0002-7181-1412
  • Maria Raysa Gomes Santiago Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0003-1193-4493
  • Francisco Fábio Soares Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • José Matheus Pereira Belarmino Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.341

Palavras-chave:

Agenda 2030. Biblioteca Escolar. Extensão Universitária.

Resumo

Trata sobre o programa de extensão universitária ‘Teia: advocacy para bibliotecas sustentáveis’, que tem o objetivo de construir uma rede de projetos, integrando biblioteca, escola e comunidade, a partir de um universo de 28 escolas distribuídas em 6 municípios. O programa Teia consta de 5 projetos que visa que atuam nos 4 eixos da Universidade Federal do Cariri: ensino, pesquisa, extensão e cultura. Este trabalho tem como objetivo apresentar o primeiro ano de um desses projetos, o ‘projeto Radar: monitoramento de ações e soluções inovadoras em prol da Agenda 2030’. O referencial teórico está voltado para os construtos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e biblioteca escolar. Usou-se a pesquisa exploratória, com abordagem dialética e análise qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam para 33 projetos nas escolas pesquisadas, atendendo a 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e uma alta concentração no ODS 4: ‘educação de qualidade’, nos projetos desenvolvidos pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que os projetos identificados congregam ações que se voltam para outros ODS que não os apontados no projeto original e que ações como as elencadas, evidenciam a relação dialógica entre a Universidade e a Escola, contribuindo, sobremaneira, para a formação acadêmica e cidadã dos atores envolvidos. Aponta-se ainda, as dificuldades no monitoramento das ações no ano de 2021 devido à Pandemia por Covid-19.

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Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da UFCA. Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Oriana César Bastos, Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-19)

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para Supervisão Escolar pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Metodologia do Ensino Médio, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA Sobral). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação CAEd da Universidade de Juiz de Fora (UFJF). 

Cícera Camila de Carvalho Dantas, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa TEIA: advocacy para bibliotecas sustentáveis.

Maria Raysa Gomes Santiago, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa TEIA: advocacy para bibliotecas sustentáveis.

Francisco Fábio Soares, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa TEIA: advocacy para bibliotecas sustentáveis.

José Matheus Pereira Belarmino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista Voluntário do Programa TEIA: advocacy para bibliotecas sustentáveis.

Referências

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

BERNARDINO, M. C. R.; BASTOS, O. C. .; DANTAS, C. C. de C. .; SANTIAGO, M. R. G.; SOARES, F. F.; BELARMINO, J. M. P. . Programa de extensão Teia: diálogos entre a Graduação em Biblioteconomia e a Educação Básica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–23, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.341. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/341. Acesso em: 3 dez. 2024.