Programa de extensão Teia
diálogos entre a Graduação em Biblioteconomia e a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.341Palavras-chave:
Agenda 2030. Biblioteca Escolar. Extensão Universitária.Resumo
Trata sobre o programa de extensão universitária ‘Teia: advocacy para bibliotecas sustentáveis’, que tem o objetivo de construir uma rede de projetos, integrando biblioteca, escola e comunidade, a partir de um universo de 28 escolas distribuídas em 6 municípios. O programa Teia consta de 5 projetos que visa que atuam nos 4 eixos da Universidade Federal do Cariri: ensino, pesquisa, extensão e cultura. Este trabalho tem como objetivo apresentar o primeiro ano de um desses projetos, o ‘projeto Radar: monitoramento de ações e soluções inovadoras em prol da Agenda 2030’. O referencial teórico está voltado para os construtos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e biblioteca escolar. Usou-se a pesquisa exploratória, com abordagem dialética e análise qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam para 33 projetos nas escolas pesquisadas, atendendo a 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e uma alta concentração no ODS 4: ‘educação de qualidade’, nos projetos desenvolvidos pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que os projetos identificados congregam ações que se voltam para outros ODS que não os apontados no projeto original e que ações como as elencadas, evidenciam a relação dialógica entre a Universidade e a Escola, contribuindo, sobremaneira, para a formação acadêmica e cidadã dos atores envolvidos. Aponta-se ainda, as dificuldades no monitoramento das ações no ano de 2021 devido à Pandemia por Covid-19.
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