Educação de usuários na Ciência da Informação

análise bibliométrica a partir da Brapci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.338

Palavras-chave:

Educación del usuario. Estudios de usuarios. Ciencias de la información.

Resumo

O presente estudo objetiva identificar e analisar publicações disponibilizadas na Base de Dados de Artigos de Periódicos de Ciência da Informação, caracterizando-se como descritivo, documental, de natureza quantitativa, utilizando-se das inferências de estatística descritiva e da análise de redes sociais. Para consecução deste objetivo, recorre-se ao uso do descritor “educação de usuários”, resultando em 27 artigos. Para análise dos dados, empregou-se o método bibliométrico, através do qual verificou-se que a ocorrência de estudos se deu entre 1981 e 2021, apresentando lacunas teóricas em determinados períodos, ostentando a partir de 2012 fluxo de divulgação corrente, em níveis alternantes, com maior incidência em 2018 (n=6) e 2019 (n=4). Dos 53 autores localizados, Silva, J., Freire, G. e Almeida, J. se qualificam como os mais produtivos. Constatou-se ainda, que o periódico científico se apresenta como veículo de comunicação científica oficial, ostentando, de modo geral 23 (85%) da produção sobre a temática, enquanto quatro (15%) compreende artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Portanto, a partir desta pesquisa verificou-se que o tema educação de usuários na Ciência da Informação, demonstra-se pouco discutido e abordado, a partir da qual sinaliza-se a necessidade de produção e sugestões de outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleisson Lainnon Nascimento Silva, UFPB

Mestrando em Ciência da Informação e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. 

Kleane Pâmela dos Santos Franklin, UFPB

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informaçao da Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba

Daniel Henriques Vasconcelos, UFPB

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.

Referências

BELLUZZO, R. C. B. Educação de usuários de bibliotecas universitárias: da conceituação e sistematização ao estabelecimento de diretrizes. 1989. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

CÓRDOBA GONZÁLEZ, S. La formación de usuarios con metodos participativos para estudiantes universitários. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 27, n. 1, p. 61-65, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/sKDyb9Fs9hYM77CTW89wvms/abstract/?lang=es. Acesso em: 15 mar. 2022.

DUDZIAK, E. A. Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 166–183, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1925. Acesso em: 15 mar. 2022.

EMYDIO, M. M.; ROCHA, R. F. Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 5, n. Especial, p. 53-57, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120. Acesso em: 12 fev. 2021.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Brinquet de Lemos, 1999.

NASCIMENTO, A. S.; SANTOS, L. C. P. D. A importância da educação de usuários nas bibliotecas. Revista Fontes Documentais, v. 2, n. 1, n. 1, p. 24-35, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/120072. Acesso em: 30 ago. 2021.

SANTIAGO, S. M. N.; AZEVEDO NETTO, C. X. Educação de

usuários: um estudo junto ao sistema integrado de bibliotecas da UFPE. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 246-268, set. 2012. ISSN 1414-0594. Disponível em:

https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/835. Acesso em: 1 out. 2021.

PERES, M. R. Competência informacional: educação e sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 1, p. 22-34, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1644/1447. Acesso em: 29 jun. 2021.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

SILVA, K. L. N.; FRANKLIN, K. P. dos S. .; VASCONCELOS, D. H. Educação de usuários na Ciência da Informação: análise bibliométrica a partir da Brapci. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–19, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.338. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/338. Acesso em: 22 dez. 2024.