A monitoria no processo de ensino e aprendizagem
relato de experiência no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.335Palavras-chave:
Palavras-chave: monitoria; ensino; aprendizagem; metodologias ativas; UFMA.Resumo
Ações do Projeto de Ensino de Monitoria no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, por meio de metodologias ativas. Objetiva possibilitar aos discentes conhecimentos teórico-práticos no processo de monitoria e incentivar o seu desenvolvimento nas atividades acadêmicas, como insumo de qualidade no processo de ensino e aprendizagem, por meio da vivência da prática pedagógica e a valorização das relações interpessoais. As metodologias desenvolvidas pelos monitores, professores e coordenadoria se entrelaçaram ao Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia em relação às disciplinas ofertadas a diversos cursos da UFMA e as de natureza profissional. Destaca as produções dos monitores nos componentes curriculares: participação em reuniões de planejamento; levantamento bibliográfico em fontes de informação; auxílio na orientação à pesquisa bibliográfica; seleção de vídeos, filmes e podcasts; organização de webinários; leitura, fichamento e participação na discussão dos textos recomendados; acompanhamento aos alunos nas atividades práticas propostas nas disciplinas; participação nas discussões on-line no chat, divulgação da agenda de atividades e postagem de material nos grupos de WhatsApp; auxílio na elaboração de questões para avaliação; participação no planejamento e execução das ações da Revista Bibliomar, Semana de Monteiro Lobato, Natal com Leitura e Semana Acadêmica. Os resultados foram relatados pelos alunos e professores, no decorrer das reuniões de planejamento e avaliação e nos relatórios, ao comentarem que a experiência de monitoria superou suas expectativas, sobretudo devido aos impactos do ensino remoto que exigiram criatividade, empatia e estratégias de interação, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia, proveniente do Sars-CoV-2.
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