O letramento informacional no currículo da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.332

Palavras-chave:

Letramento Informacional, Competências em Informação, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho é resultante de uma pesquisa de mestrado em andamento que versa sobre a compreensão do processo de Letramento Informacional (LI) na Educação Básica. A problemática deste trabalho surge ao passo que se observou a falta de habilidades e competências quanto ao trato das informações, por parte dos discentes, durante o desenvolvimento da pesquisa escolar. Objetiva-se, portanto, apontar como o LI é um processo necessário para a busca ativa, seleção crítica e uso ético da informação junto aos discentes do referido nível educacional. Para isso, desenvolveu-se uma metodologia balizada através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, utilizando-se de técnicas como levantamento bibliográfico, bem como a pesquisa-ação. O resultado desta pesquisa versa sobre a criação e aplicação inédita de um material de cunho didático-pedagógico fomentando o ensino-aprendizagem de habilidades e competências que norteiem o processo denominado de Letramento Informacional. Ao final da pesquisa espera-se que os participantes desenvolvam alguma autonomia, criticidade e ética quanto ao uso da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. 278p.

ARMSTRONG, S.; BRUNSKILL, P. Information Literacy: Separating fact from fiction. 1. ed. Huntington Beach, CA, USA: Shell Education, 2018. 200 p.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 2. ed São Paulo, SP: Autores Associados, 2009.

BICALHO, L. M.; OLIVEIRA, M. Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 1-26, 2011. DOI: 10.5007/1518-2924.2011v16n32p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2011v16n32p1. Acesso em: 28 maio 2021.

CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores e internautas. Editora Iluminuras Ltda, 2008. Disponível em: https://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/ itau_pdf/000726.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.

CARDOSO, L. A. A.; TOSCANO, C. A Mediação Pedagógica na Sala de Aula: O Papel do Professor na Construção do Conhecimento. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba: Champagnat, 2011. 13466-13475 p. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5829_2776.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.

CARVALHO, F. C. A.; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2010.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000009.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

DUDZIAK, E. A. Conhecimento da informação: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, abr. 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652003000100003& lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 maio 2021.

GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100003&l ng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/ 13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 27 maio 2021.

PERCDC LEARNHUB. QuexHub: Media and Information Literacy. 122. ed. Bacoor City, Cavite, Philippines: PERCDC Learnhub, 21 fev. 2020. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gerund.hubmedia. Acesso em: 7 out. 2021.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

MENEZES, M. R. .; PAIXÃO, P. B. S. . O letramento informacional no currículo da educação básica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–11, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.332. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/332. Acesso em: 21 nov. 2024.