O letramento informacional no currículo da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.332

Palavras-chave:

Letramento Informacional, Competências em Informação, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho é resultante de uma pesquisa de mestrado em andamento que versa sobre a compreensão do processo de Letramento Informacional (LI) na Educação Básica. A problemática deste trabalho surge ao passo que se observou a falta de habilidades e competências quanto ao trato das informações, por parte dos discentes, durante o desenvolvimento da pesquisa escolar. Objetiva-se, portanto, apontar como o LI é um processo necessário para a busca ativa, seleção crítica e uso ético da informação junto aos discentes do referido nível educacional. Para isso, desenvolveu-se uma metodologia balizada através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, utilizando-se de técnicas como levantamento bibliográfico, bem como a pesquisa-ação. O resultado desta pesquisa versa sobre a criação e aplicação inédita de um material de cunho didático-pedagógico fomentando o ensino-aprendizagem de habilidades e competências que norteiem o processo denominado de Letramento Informacional. Ao final da pesquisa espera-se que os participantes desenvolvam alguma autonomia, criticidade e ética quanto ao uso da informação.

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

MENEZES, M. R. .; PAIXÃO, P. B. S. . O letramento informacional no currículo da educação básica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–11, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.332. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/332. Acesso em: 21 dez. 2024.