O uso das tecnologias digitais como suporte ao Estágio Obrigatório em Biblioteconomia no período da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.322Palavras-chave:
Estágio curricular; Tecnologia digital; COVID-19; BiblioteconomiaResumo
Aborda o uso das tecnologias digitais no Estágio Obrigatório em Biblioteconomia. Objetiva com o estudo analisar os usos e aplicabilidades das tecnologias digitais como suporte à realização do Estágio Obrigatório na modalidade remota do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFMA, durante a pandemia da COVID-19. Trata de um estudo de natureza exploratória, que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental para discutir tecnologias digitais como ferramenta auxiliar no estágio obrigatório no período pandêmico; o cenário da pesquisa foi os espaços do estágio obrigatório da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA; o instrumento de coleta de dados foi a observação sistêmica. Apresenta como resultado a realização de diversas atividades por meio do uso das tecnologias digitais, a exemplo da comunicação, e interação com usuários internos e externos, pesquisa, criação de produtos e serviços de informação, atualização de conteúdos em bases de dados, dentre outras, bem como a necessidade de refletir sobre as práticas no estágio obrigatório de forma híbrida. Conclui que as tecnologias digitais se configuram além de ferramentas de comunicação e divulgação da ciência para a sociedade conectada em rede, são também molas auxiliares do processo ensino-aprendizagem, especialmente da prática profissional no ensino emergencial remoto, no período pandêmico que vivemos.
Downloads
Referências
GARCIA, Marta Fernandes et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v.14, n. 1, p. 79-87, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article
/view/16108/8715. Acesso em: 23 set. 2021.
MACHADO, Karen Graziela Weber; SANTOS, Pricila Kohls dos; COSTA, Camila Schwanke. As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global. Pará, Revista Cocar, v. 14 n. 29, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3404. Acesso em: 23 set. 2021
MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. 96p.
UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha et al. Estágio curricular supervisionado: desafios e possibilidades na articulação entre ensino, aprendizagem e tecnologias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 15., 2018, Natal, RN. Anais [...]. Natal, RN: 2018. p.1-15. Disponível em: https://esud2018.ufrn.br/wp-content/uploads/188553_1ok.pdf. Acesso em: 30 out. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Portaria GR Nº 212/2020 – MR. Dispõe sobre o trabalho remoto no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís, 23 mar. 2020. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/
arquivo/KLQegljb8e800bl.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Resolução nº 1191-CONSEPE, de 03 de outubro de 2014. que regulamenta o estágio dos cursos de graduação da UFMA. São Luís, MA: 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria das Graças Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.