O uso das tecnologias digitais como suporte ao Estágio Obrigatório em Biblioteconomia no período da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.322

Palavras-chave:

Estágio curricular; Tecnologia digital; COVID-19; Biblioteconomia

Resumo

Aborda o uso das tecnologias digitais no Estágio Obrigatório em Biblioteconomia. Objetiva com o estudo analisar os usos e aplicabilidades das tecnologias digitais como suporte à realização do Estágio Obrigatório na modalidade remota do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFMA, durante a pandemia da COVID-19. Trata de um estudo de natureza exploratória, que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental para discutir tecnologias digitais como ferramenta auxiliar no estágio obrigatório no período pandêmico; o cenário da pesquisa foi os espaços do estágio obrigatório da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA; o instrumento de coleta de dados foi a observação sistêmica. Apresenta como resultado a realização de diversas atividades por meio do uso das tecnologias digitais, a exemplo da comunicação, e interação com usuários internos e externos, pesquisa, criação de produtos e serviços de informação, atualização de conteúdos em bases de dados, dentre outras, bem como a necessidade de refletir sobre as práticas no estágio obrigatório de forma híbrida. Conclui que as tecnologias digitais se configuram além de ferramentas de comunicação e divulgação da ciência para a sociedade conectada em rede, são também molas auxiliares do processo ensino-aprendizagem, especialmente da prática profissional no ensino emergencial remoto, no período pandêmico que vivemos.

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

FARIAS, M. das G.; CONCEIÇÃO, V. P. da . O uso das tecnologias digitais como suporte ao Estágio Obrigatório em Biblioteconomia no período da pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–17, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.322. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/322. Acesso em: 3 dez. 2024.