A formação do (a) bibliotecário (a) no contexto da Comunicação Científica
análise das propostas pedagógicas de universidades federais e estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.320Palavras-chave:
Comunicação Científica, Formação do BibliotecárioResumo
A Comunicação Científica pode ser compreendida como difusão dos resultados, teorias e discussão das pesquisas científicas. O Bibliotecário tem uma atribuição primordial no que concerne ao trabalho com as fontes de informação relacionadas à Comunicação Científica, sendo um facilitador e mediador da informação científica e tecnológica. A presente pesquisa aborda a formação do Bibliotecário com relação à Comunicação Científica. Para tanto tem como objetivo investigar aspectos relativos ao ensino da Comunicação Científica na formação de bibliotecários (as). Os procedimentos metodológicos deste estudo foram empreendidos a partir da pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica do estudo, seguida da pesquisa de caráter documental e exploratório. No que concerne à pesquisa documental, verificou-se os conteúdos das propostas pedagógicas dos componentes curriculares relacionados à Comunicação Científica em universidades federais e estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os resultados mostram que a maioria das universidades contemplam a Comunicação Científica na formação dos seus profissionais e que os seus componentes curriculares discutem questões relacionadas à Comunicação Científica como os canais e fontes de informação, além de questões ligadas à tecnologia. Conclui-se que as questões ligadas à Comunicação Científica estão presentes nos currículos dos cursos investigados, mas que ainda precisam ser atualizados com relação aos temas: ciência aberta, gestão de dados, ciência cidadã e combate às fake news.
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