A formação do (a) bibliotecário (a) no contexto da Comunicação Científica

análise das propostas pedagógicas de universidades federais e estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.320

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Formação do Bibliotecário

Resumo

A Comunicação Científica pode ser compreendida como difusão dos resultados, teorias e discussão das pesquisas científicas. O Bibliotecário tem uma atribuição primordial no que concerne ao trabalho com as fontes de informação relacionadas à Comunicação Científica, sendo um facilitador e mediador da informação científica e tecnológica. A presente pesquisa aborda a formação do Bibliotecário com relação à Comunicação Científica. Para tanto tem como objetivo investigar aspectos relativos ao ensino da Comunicação Científica na formação de bibliotecários (as). Os procedimentos metodológicos deste estudo foram empreendidos a partir da pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica do estudo, seguida da pesquisa de caráter documental e exploratório. No que concerne à pesquisa documental, verificou-se os conteúdos das propostas pedagógicas dos componentes curriculares relacionados à Comunicação Científica em universidades federais e estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os resultados mostram que a maioria das universidades contemplam a Comunicação Científica na formação dos seus profissionais e que os seus componentes curriculares discutem questões relacionadas à Comunicação Científica como os canais e fontes de informação, além de questões ligadas à tecnologia. Conclui-se que as questões ligadas à Comunicação Científica estão presentes nos currículos dos cursos investigados, mas que ainda precisam ser atualizados com relação aos temas: ciência aberta, gestão de dados, ciência cidadã e combate às fake news.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2021). Atualmente, trabalha na Socrates Ltd, uma importante empresa do ramo de verificações na América Latina. Como estagiário, integrou em diferentes tipos de bibliotecas, tais como: universitárias (Fundação Getúlio Vargas e UFRJ) e especializadas (Instituto Estadual do Ambiente: meio ambiente; e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro: história fluminense e história política nacional). Atuou como Bolsista PIBIC Fiocruz/CNPq em uma pesquisa relacionada ao campo da saúde e violência. Na UFRJ, atuou como Bolsista Voluntário UFRJ/CNPq com pesquisa relacionada às temáticas de comunicação e divulgação científica nas redes sociais digitais. É membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Redes, Políticas de Informação" (UFRJ/CNPq). Participou do projeto de extensão "Divulgação científica no ciberespaço" (UFRJ) e do projeto "CBGCom: gestão das mídias sociais digitais do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ". Integrou a Rede de Competência em Informação (Rede CoInfo). Participou como voluntário na iniciativa "COVID-19 DivulgAÇÃO Científica" (INCT-CPCT, Fiocruz, CNPq). Possui interesse nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Comunicação Científica, Saúde Pública, Divulgação e Popularização da Ciência.

Carla Beatriz Marques Felipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE - 2016). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2013). Membro do do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento. Foi Professora substituta no Ensino Superior no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016-2018). Áreas de Interesse: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. A imagem na Ciência da Informação. Comunicação Científica - Dados de pesquisa - Estudos métricos.

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Professora permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Possui Láurea Acadêmica (2014) e prêmio de melhor monografia da graduação na UFRN (2014).Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa #FOLKCoLAB Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas híbridos de Organização do Conhecimento, primeiro grupo de pesquisa do CNPq exclusivamente dedicado às Folksonomias no Brasil. Editora executiva da Revista Conhecimento em Ação (RCA). Membro do comitê de Machine Learning da Associação Internacional de Inteligência Artificial. Vice coordenadora do Programa de Extensão Universitária #CBGCom. Membro da comissão permanente de gestão e organização de concursos do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. Membro da comissão de afastamento do corpo docente do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. Faz parte dos Grupos de Pesquisa na área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento nas instituições UFPB, UFPE e UNIRIO. Áreas de Interesse: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Recuperação da Informação. Inteligência Artificial. Modelos e sistemas colaborativos de Indexação. Folksonomia. Política de indexação Híbrida. Sistemas de Organização do Conhecimento. Arquitetura da Informação. Sistemas de Recuperação da Informação. Produtos e serviços de Informação.

Referências

ALVARADO, Rubén Urbizagástegui; OLIVEIRA, Marlene. A comunidade científica da biblioteconomia e ciência da informação brasileira. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/95538. Acesso em: 11 mar. 2022.

BIOMANGUINHOS. Informações sobre o novo coronavírus. [S. l.]: Fundação Oswaldo Cruz, 2021. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sua-saude/informacoes-sobre-doencas/informacoes-coronavirus. Acesso em: 11 mar. 2022.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 especial, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585 . Acesso em: 11 mar. 2022.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

DIAS, Cláudia Augusto. Comunicação científica. Brasília, DF: [S. n.], 1999.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 166-183, 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114226. Acesso em: 11 mar. 2022.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MAIA, Francisca Clotilde de Andrade; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação bibliotecária na comunicação científica. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN, 2019.

OKADA, Tamires Cassia Rodrigues; ALCARÁ, Adriana Rosecler. O bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 786-807, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/166572. Acesso em: 12 mar. 2022.

RODRIGUES, Charles; BLATTMANN, Ursula. Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 4-29, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/50139. Acesso em: 10 mar. 2022.

SÁ, Dominichi Miranda de. Especial Covid-19: os historiadores e a pandemia. [S. l.]: Casa de Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1853-especial-covid-19-os-historiadores-e-a-pandemia.html. Acesso em: 11 mar. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 11 mar. 2022.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

GUIMARÃES, M. V. de A. .; FELIPE, C. B. M. .; SANTOS, R. F. dos . A formação do (a) bibliotecário (a) no contexto da Comunicação Científica: análise das propostas pedagógicas de universidades federais e estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 9, n. número especial, p. 1–17, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.320. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/320. Acesso em: 18 abr. 2024.