Percepções sobre o Estágio de Docência do Mestrado em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.317

Palavras-chave:

Biblioteconomia; Estágio docente; Formação profissional; Teoria e prática; UFRJ.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as percepções sobre o estágio de docência como alternativa à prática do ensino desenvolvido por discente do Mestrado em Ciência da Informação. A experiência ocorreu em duas turmas entre 2020.2 e 2021.1, para alunos do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),ocorrido de forma remota em virtude da pandemia da covid-19. Tais atividades oportunizaram aos discentes aprender sobre temas referentes à Gestão de Bibliotecas Universitárias e Lógica Clássica por meio de teoria e exemplos práticos. Soma-se a isso à identificação de competências técnicas com tecnologias digitais de informação e comunicação no preparo de ambiente virtual para ensino remoto em virtude da pandemia e no auxílio aos discentes. O estágio de docência propicia o conhecimento da teoria e oportuniza a prática pedagógica por meio da elaboração do plano de aula junto ao professor orientador. Como recursos metodológicos da docência, utilizou-se a criação de canais de comunicação formal e informal por meio de e-mail e grupo de whatsapp, revisão bibliográfica, pesquisa e outras fontes de informação pertinentes às temáticas das disciplinas, além de agendamento de palestras com bibliotecários como forma de exemplificar as teorias postas em prática no cotidiano de tais profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONTE, E.; GUETIERRE, L. S. Estágio Docente em Questão: Experiências e implicações. Rev.Inter. Educ. Sup. Campinas (SP), v. 8, p. 1-24, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631/26842. Acesso em: 10 out. 2021.

CONTE, M. K.; PIMENTA, G. S. O estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docnete. In: CONTE, M.K; PIMENTA, G. S. et. al. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. 2 ed. Fortaleza (CE): EDUECE, 2015.

INÁCIO, A. M. et.al. Estágio docente em modalidade remota: breve relato de experiência em tempos pandêmico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2020, Pelotas (RS), Anais [...]. Pelotas (RS): UFFS, 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14792. Acesso em: 10 out. 2021.

JOAQUIM, N. F.; VILLAS BOAS, A. A.; CARRIERI, A. P. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Edu.Pesqu., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wZvDC8QVWmL3VXk6mp7kXRP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2021.

MORAGAS; R. A. R.; RODRIGUES, T. S.; RODRIGUES, S. G. S. A importância do estágio docência na pós-graduação em geografia da UFG/ITAJAÍ, e suas relações de proximidade com os alunos de graduação em Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM GEOGRAFIA, 13., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2019. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2019/resources/anais/8/1562619709_ARQUIVO_TRABALHOCOMPLETO-ENANPEGE-08-07-2019-SAOPAULO(1).pdf. Acesso em: 20 set.2021.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2011.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

SOUZA, C. B. dos S. de. Percepções sobre o Estágio de Docência do Mestrado em Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–10, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.317. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/317. Acesso em: 21 nov. 2024.