Formação da Rede Mediar

atuação discente para o fortalecimento de ações de leitura

Autores

  • Denise Braga Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Pamela Oliveira Assis Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-1453-5052
  • Ingrid Paixão de Jesus Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-8301-3728
  • Dayane Patrícia Silva dos Reis Universidade Federal da Bahia
  • João Manoel Ferreira Santana dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.315

Palavras-chave:

Redes sociais, mediação da leitura, formação discente, Rede Mediar

Resumo

Trata da mediação de leitura em espaços digitais, por meio do projeto de extensão Rede Mediar, no qual os discentes dos cursos de Biblioteconomia de duas universidades podem ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos e suas reflexões sobre a importância da mediação da leitura como ressignificação da vida de sujeitos. O estudo teve por objetivo analisar o contexto de criação e desenvolvimento do projeto de extensão Rede Mediar e mapear as ações empreendidas pelo Projeto de Extensão Rede Mediar que favorecem a formação de discentes de Biblioteconomia. Quanto à metodologia, este estudo se caracteriza como descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Sendo realizada a observação indireta sistemática no site e no perfil no instagram do projeto de extensão da Rede Mediar. A partir dos resultados, constatou-se que o projeto de extensão Rede Mediar favorece o alcance do agir consciente e humanizador no processo formativo de leitores e de estudantes de Biblioteconomia, a medida que esses discentes realizam a mediação da leitura em um ambiente que envolve a pluralidade regional, cultural e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Braga Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Pamela Oliveira Assis, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA.

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA.

Dayane Patrícia Silva dos Reis, Universidade Federal da Bahia

Estudante do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. 

João Manoel Ferreira Santana dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Estudante do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 232f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), São Paulo, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103349. Acesso em: 10 fev. 2021.

FALLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

FÓRUM de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX-UFSC, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

REDE Nacional de Extensão. MEC homologa diretrizes da extensão. Disponível em: https://proext.ufba.br/sites/proext.ufba.br/files/diretrizes_para_as_politicas_de_extensao_da_educacao_superior_brasileira.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

SAMPAIO, D. B. .; SANTOS, R. do R.; ASSIS, P. O. .; JESUS, I. P. de; REIS, D. P. S. dos; SANTOS, J. M. F. S. dos . Formação da Rede Mediar: atuação discente para o fortalecimento de ações de leitura. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 9, n. número especial, p. 1–9, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.315. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/315. Acesso em: 29 mar. 2024.