Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância

Autores

  • Isabel Marques Marcos Universidade Aberta

Palavras-chave:

Ensino Superior, Universidade Aberta, Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, Experiência Educativa, Profissionais da Informação, Portugal.

Resumo

A Universidade Aberta, única instituição de ensino a distância em Portugal, ministra desde 2007 a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Dirigida a populações adultas, esta Universidade oferece a possibilidade de obter este grau acadêmico a todos os que se encontram impossibilitados de frequentar o ensino presencial e que já tenham desempenhando funções em bibliotecas e desejam melhorar as suas competências e valorizar as suas carreiras profissionais. O objetivo desta investigação foi conhecer as motivações que levaram a que um grupo de graduados adultos optasse por frequentar esta Universidade e esta Licenciatura. Procurou-se também perceber as vivências tidas durante o percurso acadêmico, quer quanto ao método pedagógico, interação com os colegas e professores e aquisição de conhecimentos. Foram realizadas entrevistas com 30 graduados CID dos cursos de 2007 a 2009 que terminaram os cursos até dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a escolha pela Universidade Aberta e por esta Licenciatura não foi aleatória, mas intencional, e que estes graduados manifestavam uma forte satisfação com o método pedagógico, com as relações estabelecidas entre colegas e professores em turma virtuais e também com as competências adquiridas para o desempenho profissional. Não obstante as dificuldades encontradas, todos estes estudantes voltariam a fazer esta experiência educativa, que consideram positiva.

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

MARCOS, I. M. Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 66–81, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa