A Formação do(a) Bibliotecário(a) frente à Ciência de Dados e Gestão de Dados
análise dos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.308Palavras-chave:
Ciência de Dados, Gestão de dados, Bibliotecário de dados, Bibliotecário-competências, Bibliotecário-habilidadesResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar a importância do ensino de aspectos concernentes à Ciência de Dados, alfabetização e gestão de dados frente à formação do(a) Bibliotecário(a) no atual contexto informacional e de mercado. Objetiva-se especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais do Brasil; verificar se as questões concernentes às temáticas supracitadas são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares; apresentar sugestões de abordagens teóricas e práticas relacionadas aos temas citados anteriormente para a formação de futuros profissionais da informação. Utiliza como metodologia as pesquisas documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Analisa as estruturas curriculares e as propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais do Brasil. Como resultados é apresentada a quantidade de Instituições de ensino que possuem disciplinas relacionadas a dados em suas ementas, o conteúdo programático dessas disciplinas e sugestões de abordagens teóricas e práticas a serem contempladas na formação de futuros profissionais da informação para a sua atuação.
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