A Formação do(a) Bibliotecário(a) frente à Ciência de Dados e Gestão de Dados

análise dos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.308

Palavras-chave:

Ciência de Dados, Gestão de dados, Bibliotecário de dados, Bibliotecário-competências, Bibliotecário-habilidades

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar a importância do ensino de aspectos concernentes à Ciência de Dados, alfabetização e gestão de dados frente à formação do(a) Bibliotecário(a) no atual contexto informacional e de mercado. Objetiva-se especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais do Brasil; verificar se as questões concernentes às temáticas supracitadas são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares; apresentar sugestões de abordagens teóricas e práticas relacionadas aos temas citados anteriormente para a formação de futuros profissionais da informação. Utiliza como metodologia as pesquisas documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Analisa as estruturas curriculares e as propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais do Brasil. Como resultados é apresentada a quantidade de Instituições de ensino que possuem disciplinas relacionadas a dados em suas ementas, o conteúdo programático dessas disciplinas e sugestões de abordagens teóricas e práticas a serem contempladas na formação de futuros profissionais da informação para a sua atuação.

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Biografia do Autor

João Victor Moraes Sena , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

SANTOS, R. F.; SENA , J. V. M. . A Formação do(a) Bibliotecário(a) frente à Ciência de Dados e Gestão de Dados: análise dos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil . Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–20, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.308. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/308. Acesso em: 3 dez. 2024.