Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais nas disciplinas de fontes de informação
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.277Palavras-chave:
Habilidades informacionais; Competência em informação; Fontes de Informação.Resumo
O estudo tem o objetivo de descrever as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores no decorrer das atividades das disciplinas de fontes de informação e suas percepções em relação à formação das habilidades para a competência em informação dos estudantes. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário, aplicado para professores que ministram as disciplinas de fontes de informação em cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil. Os dados apontaram que as principais dificuldades foram o desnivelamento entre os estudantes, a falta de habilidades para lidar com os recursos digitais e equipamentos desatualizados e em difíceis condições de uso. Em relação às atividades e ações desenvolvidas durante as disciplinas foi possível visualizar que elas contribuem para o desenvolvimento de habilidades para a competência em informação, refletindo na vida acadêmica dos estudantes e na sua futura atuação no mundo do trabalho
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Referências
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