Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais nas disciplinas de fontes de informação

Autores

  • Cláudio César Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.277

Palavras-chave:

Habilidades informacionais; Competência em informação; Fontes de Informação.

Resumo

O estudo tem o objetivo de descrever as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores no decorrer das atividades das disciplinas de fontes de informação e suas percepções em relação à formação das habilidades para a competência em informação dos estudantes. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário, aplicado para professores que ministram as disciplinas de fontes de informação em cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil. Os dados apontaram que as principais dificuldades foram o desnivelamento entre os estudantes, a falta de habilidades para lidar com os recursos digitais e equipamentos desatualizados e em difíceis condições de uso. Em relação às atividades e ações desenvolvidas durante as disciplinas foi possível visualizar que elas contribuem para o desenvolvimento de habilidades para a competência em informação, refletindo na vida acadêmica dos estudantes e na sua futura atuação no mundo do trabalho

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Biografia do Autor

Cláudio César Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

Referências

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

PEREIRA, C. C.; ALCARÁ, A. R. Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais nas disciplinas de fontes de informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.277. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/277. Acesso em: 25 nov. 2024.