Estrategias para la enseñanza de la investigación cualitativa en la ciencias de la información

Strategies for teaching qualitative research in information sciences

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.421

Palavras-chave:

Tendencias Investigativas

Resumo

Neste estudo aborda-se o ensino da pesquisa qualitativa no campo das Ciências da Informação, cujo objetivo foi promover estratégias para o desenvolvimento de competências em alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Arquivos da Universidade Central da Venezuela, sob o metodologia qualitativa, combinando os princípios do paradigma interpretativo e sócio-crítico, com uma perspectiva bimetódica (método hermenêutico e método de Investigação-Acção). Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com dois professores, bem como pesquisas abertas com nove alunos que se inscreveram em um seminário que foi oferecido denominado: “Pesquisa qualitativa em Ciências da Informação”, cujas descobertas/resultados permitiram revelar como diagnóstico, a existência de um predomínio na formação em investigação com abordagem quantitativa, bem como uma acentuada fragilidade na formação curricular no que diz respeito à investigação qualitativa. Diante dessa realidade, foram planejadas e executadas estratégias de ensino para orientar a aplicação de métodos com visão holística na abordagem qualitativa, garantindo que os atores/participantes/alunos iniciassem pesquisas focadas em: Pesquisa Participante, Teoria Fundamentada nos Dados, Hermenêutica -Etnometodologia e Etnografia. . Consequentemente, as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas levaram os inscritos no referido seminário a embarcarem no desenvolvimento de pesquisas com utilização de metodologia qualitativa numa perspectiva multidimensional, o que lhes permitiu refletir sobre a importância de dar a conhecer diferentes formas de investigação em ciências da informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VILMA NÚÑEZ, https://orcid.org/0009-0002-1692-2053

Universidad Central de Venezuela

Referências

DÁVILA, G. Glosario de términos en metodología de la investigación. Caracas: Universidad Pedagógica Experimental Libertador, 2008.

DELGADO, E. ¿Por qué enseñar métodos de investigación en las Facultades de Biblioteconomía y Documentación? Anales de Documentación, [s.l.], n. 4, 2001. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63500403. Acesso em: 27 aug. 2021.

FERNÁNDEZ, S.; RIVERA, Z. La metodología de la investigación en la formación del profesional de Bibliotecología y Ciencia de la Información. ACIMED, Ciudad de La Habana , v. 16, n. 1, jul. 2007 . Disponible en <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352007000700010&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 04 sept. 2022.

GAUCHI, V. Métodos de investigación empleados en Bibliotecología y Ciencia de la Información durante los últimos diez años. 2015. Tesis (Doctorado)—Universidad de Granada. Disponible en: http://hdl.handle.net/10481/43376. Acesso em: 03 abr. 2022.

LÓPEZ, J.; PRAT, J. Evaluación cualitativa de la investigación bibliotecológica y de la información. En: MARTÍNEZ, F.; GONZÁLEZ, J. (comp.). Memoria del XXI Coloquio de la Investigación Bibliotecológica y de la Información. Compiladores: Martínez Filiberto y González Juan. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2004.

MARTÍNEZ, M. Ciencia y arte en la metodología cualitativa. México: Trillas, 2004.

RUIZ, M.; LÓPEZ, E. La misión de la universidad en el siglo XXI: comprender su origen para proyectar su futuro. Revista de la Educación Superior, v. 48, n. 189, 2019. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602019000100001&lng=es&tlng=es. Acesso em: 12 may. 2021. DOI: https://doi.org/10.36857/resu.2019.189.612

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Colombia: Editorial Universidad de Antioquia, 2002.

Downloads

Publicado

20-10-2025

Como Citar

NÚÑEZ, VILMA. Estrategias para la enseñanza de la investigación cualitativa en la ciencias de la información: Strategies for teaching qualitative research in information sciences. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1–29, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.421. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/421. Acesso em: 27 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa