Contributos do PBL no processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação em Arquivologia
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ensino e aprendizagem, Graduação Arquivologia, UFBAResumo
O ato educacional ocorre no ônibus, em casa, na igreja, em família e todos nós fazemos parte deste processo. Esse cenário favoreceu a criação de uma proposta construtivista para o ensino superior, que consiste em educar para a autonomia, metodologias inovadoras, utilizando-se da pesquisa, participação dos alunos, trabalhos em grupo, como um meio de aprofundar e resinificar os conhecimentos, os métodos ativos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como o método ativo Problem Based Learning (PBL) contribui para o processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Assim, procedeu-se um estudo de caso, de pesquisa qualitativa e nível descritivo. Os resultados indicam que os objetivos de ensino e aprendizagem do PBL é recomendado como método eficiente para a formação dos arquivistas. As considerações finais aprovam o método como um modelo inovador para área das ciências socias, que contribui de forma excelente para a formação e atuação dos professionais da informação.
Downloads
Referências
CAVAZZA, N. Psicologia das atitudes e das opiniões. São Paulo: Loyolea, 2008.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
SERVA, M. What Makes a Good PBL Problem? Apresentação no Seminário do Consórico STHEMBRASIL, Lorena, 2014.
URBINA, S. Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed. 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jaqueline Silva de Souza, José Carlos Sales dos Santos, Ângelo Augusto Abdalla dos Santos, Lucídio Lopes de Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.