Diálogos com a arte contemporânea

a exposição sob o viés museológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.248

Palavras-chave:

Curadoria, Comunicação museológica, Expografia, Arte contemporânea

Resumo

Partindo da análise da exposição “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 anos”, o presente artigo propôs apresentar e discutir os resultados obtidos mediante pesquisa de recepção realizada junto ao público externo da exposição. A investigação privilegiou uma análise voltada aspectos expográficos da mostra, norteada por referencial teórico especializado, considerando questões referentes à autonomia, fruição e recepção dos públicos, bem como seu nível de formação e frequência. Diante desta circunstância, objetivou-se refletir, questionar e rever formas possíveis de potencializar o diálogo da arte contemporânea com diferentes indivíduos, de forma que o museu cumpra de maneira efetiva seu papel social diante da multiplicidade de públicos. Os dados apontaram que os elementos secundários de informação possuem potencial de auxiliar na recepção da mensagem proposta, emergindo como relevantes meios pelos quais os visitantes não especializados se aproximam da proposta expositiva. À vista disso, os participantes alegaram que textos introdutórios e legendas, assim como a presença de conteúdos complementares, como informações sobre o artista e contexto de sua produção, auxiliam a experiência e diálogo com o tema. Notou-se que conforme se amplia a frequência em instituições artísticas e culturais, a proximidade com os códigos e significados da arte torna-se proporcional. Por fim, foi possível verificar que para o público tido como especialista e para aquele considerado leigo, as lacunas comunicacionais podem desfavorecer a compreensão diante da exposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Vargas de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharela em Museologia pela mesma Universidade. Atua como pesquisadora e possui como áreas de interesse: comunicação museológica, curadoria, educação patrimonial, arte.

Vanessa Barrozo Teixeira Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Curso de Bacharelado em Museologia (FABICO/UFRGS) e do Programa
de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa/UFRGS)

Referências

BRUNO, M. C. O. Definição de curadoria - os caminhos do enquadramento e extroversão da herança patrimonial. In: Caderno de Diretrizes Museológicas 2. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Superintendência de Museus, p.15-23, 2008. Disponível em: http://www.cultura.mg.gov.br/files/museus/1caderno_diretrizes_museologicas_2.pdf. Acesso em: 07. fev. 2019.

CINTRÃO, R. As montagens de exposições de arte: dos salões de Paris ao MoMA. In: Sobre o ofício do curador. São Paulo: editora Zouk, 2010.

CURY, M. X. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. Conceitos-chave de museologia. Tradução de Bruno Brulon Soares e Marilia Xavier Cury. ICOM. São Paulo: Armand Colin, 2013.

FERNÁNDEZ, L. A.; FERNÁNDEZ, I. G. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montaje. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

GONÇALVES, L. R. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.

MENESES, U. T. B. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, Nova Série, v. 2, p. 9-42, 994. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v2n1/a02v2n1.pdf. Acesso em 02. ago. 2019.

O’DOHERTY, B. No interior do Cubo Branco: A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins, 2002.

Publicado

28-10-2021

Como Citar

VARGAS DE VARGAS, A.; BARROZO TEIXEIRA AQUINO, V. Diálogos com a arte contemporânea: a exposição sob o viés museológico. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.248. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/248. Acesso em: 28 mar. 2024.