A Leitura e a leitura de clássicos literários

reflexões em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.186

Palavras-chave:

Leitura; Literatura Clássica; Mediação.

Resumo

Desde o início de 2020, ouve-se falar em COVID 19, e desde meados de março, iniciou-se um isolamento social ainda sem precedentes no Brasil. Diante disso, o homem terá de reaprender a viver em sociedade, repensando atitudes e valores por causa da pandemia que assola o mundo. Esse cenário motivou as reflexões suscitadas neste artigo, que visa discutir o valor da leitura da literatura clássica em tempos de pandemia e, ainda, refletir sobre o modo como os clássicos literários podem sugerir caminhos possíveis para compreender o momento de pandemia da COVID-19. Tendo em vista o fechamento de bibliotecas e de escolas, questiona-se ainda como o bibliotecário e o professor podem contribuir com seu compromisso social de mediador da leitura. A partir de um arcabouço teórico advindo dos Estudos Literários, da Biblioteconomia e da Sociologia, valeu-se de pesquisa bibliográfica para discorrer sobre as questões norteadoras deste estudo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esther Hermes Luck, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Subchefe do departamento de Cência da Informação. Coordenadora do Curso BibEaD. Pesquisadora nas áreas de  Bibliotecas Escolares, Formação de Professores e Educação Superior.

Claudia Vanessa Bergamini, Universidade Federal do Acre;

Desde o início de 2020, ouve-se falar em COVID 19, e desde meados de março, iniciou-se um isolamento social ainda sem precedentes no Brasil. Diante disso, o homem terá de reaprender a viver em sociedade, repensando atitudes e valores por causa da pandemia que assola o mundo. Esse cenário motivou as reflexões suscitadas neste artigo, que visa discutir o valor da leitura da literatura clássica em tempos de pandemia e, ainda, refletir sobre o modo como os clássicos literários podem sugerir caminhos possíveis para compreender o momento de pandemia da COVID-19. Tendo em vista o fechamento de bibliotecas e de escolas, questiona-se ainda como o bibliotecário e o professor podem contribuir com seu compromisso social de mediador da leitura. A partir de um arcabouço teórico advindo dos Estudos Literários, da Biblioteconomia e da Sociologia, valeu-se de pesquisa bibliográfica para discorrer sobre as questões norteadoras deste estudo.

Referências

BLEYER, Beatriz. Acesso a acervo online bate recorde e Biblioteca da PUCPR aumenta oferta de obras. Cidades. Coronavirus, 8 abr. 2020. Disponível em: http://www.portalcomunicare.com.br/acesso-a-acervo-online-bate-recorde-e-biblioteca-da-pucpr-aumenta-oferta-de-obras/ Acesso em: 14 maio 2020.

BOURDIEU, Pierre. Metamorfose dos gostos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice.; CATANI, Afrânio. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998a. p. 71-79.

BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998b. p. 35-38.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v.24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

DOMINGUES, Ivan. O fio e a trama: reflexões sobre o tempo e a história. São Paulo: Iluminuras; Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1966.

GREGORIN FILHO, Nicolau José. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.

GREIMAS, Algirdas-Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.

HEMEROTECA DIGITAL. Coronavírus: buscas por pandemias do passado movimentam bibliotecas virtuais. O Globo, 11 abr. 2020. Disponível em https://www.bn.gov.br/acontece/links-de-midia/coronavirus-buscas-por-pandemias-passado-movimentam Acesso em: 14 maio 2020.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: Uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. (Vol. 1-2)

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2010.

TEIXEIRA, Claudia Souza; COSTA, Andressa Abraão. Movimento booktobers: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto livre: linguagem e tecnologia. Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 13-31, jul./dez. 2016.

YEPES, Ricardo; ECHEVARRÍA, Javier Aranguren. Fundamentos de Antropologia: um ideal de excelência humana. São Paulo: Instituto brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio”. São Paulo, 2005.

ZOLA, Émile. Germinal. Tradução Francisco Bittencourt. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Downloads

Publicado

11-10-2020

Como Citar

LUCK, E. H.; BERGAMINI, C. V. . A Leitura e a leitura de clássicos literários: reflexões em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 7, n. 1, p. 54–71, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.186. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/186. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa