A Leitura e a leitura de clássicos literários
reflexões em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.186Keywords:
Leitura; Literatura Clássica; Mediação.Abstract
Since the beginning of 2020, people have heard of COVID 19, and since mid-March, has begun a social isolation that has never been preceded in Brazil. Therefore, man will have to relearn how to live in society, rethinking attitudes and values because of the pandemic that is plaguing the world. This scenario motivated the reflections raised in this article, which aims to discuss the value of reading classical literature in times of pandemic and, still, to reflect on how literary classics can suggest possible ways to understand the COVID-19 pandemic moment. In view of the closure of libraries and schools, it is also questioned how the librarian and the teacher can contribute to their social commitment to mediate reading. Based on a theoretical framework derived from Literary Studies, Librarianship and Sociology, was used bibliographic research to discuss the guiding questions of this study
Downloads
References
BLEYER, Beatriz. Acesso a acervo online bate recorde e Biblioteca da PUCPR aumenta oferta de obras. Cidades. Coronavirus, 8 abr. 2020. Disponível em: http://www.portalcomunicare.com.br/acesso-a-acervo-online-bate-recorde-e-biblioteca-da-pucpr-aumenta-oferta-de-obras/ Acesso em: 14 maio 2020.
BOURDIEU, Pierre. Metamorfose dos gostos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice.; CATANI, Afrânio. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998a. p. 71-79.
BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998b. p. 35-38.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v.24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.
DOMINGUES, Ivan. O fio e a trama: reflexões sobre o tempo e a história. São Paulo: Iluminuras; Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1966.
GREGORIN FILHO, Nicolau José. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
GREIMAS, Algirdas-Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.
HEMEROTECA DIGITAL. Coronavírus: buscas por pandemias do passado movimentam bibliotecas virtuais. O Globo, 11 abr. 2020. Disponível em https://www.bn.gov.br/acontece/links-de-midia/coronavirus-buscas-por-pandemias-passado-movimentam Acesso em: 14 maio 2020.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: Uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. (Vol. 1-2)
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2010.
TEIXEIRA, Claudia Souza; COSTA, Andressa Abraão. Movimento booktobers: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto livre: linguagem e tecnologia. Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 13-31, jul./dez. 2016.
YEPES, Ricardo; ECHEVARRÍA, Javier Aranguren. Fundamentos de Antropologia: um ideal de excelência humana. São Paulo: Instituto brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio”. São Paulo, 2005.
ZOLA, Émile. Germinal. Tradução Francisco Bittencourt. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.