A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.304

Palavras-chave:

Boas práticas, Mediação da informação, Curadoria de conteúdo, Cibermetria, Webometria

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de curadoria de conteúdo e de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanais nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e em site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É apresentado também as métricas aplicadas nas redes sociais (cibermetria) e no site do projeto (webometria) como forma de demonstrar o engajamento informacional dos usuários no tocante ao acesso e uso das informações que são disponibilizadas. Conclui que o acesso à informação é primordial para o reconhecimento das boas práticas e que o projeto em questão pode servir de inspiração para bibliotecários, favorecendo a concretização de uma Biblioteconomia mais engajada e atuante.

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Biografia do Autor

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora vinculada ao grupo "Informação na Sociedade Contemporânea", cadastrado no CNPq. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Débora Crystina Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestranda em Ciência da Informação pela UFMG. Trabalha com gestão da informação, informação e(m) saúde e ensino de Biblioteconomia. Idealizadora dos projetos Webconcib e do site informapédia.

Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharela em Biblioteconomia, Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC/UFMG) (2014 - atual); Informação na Sociedade Contemporânea (UFRN) (2020 - atual) e Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) (2021 - atual). 

Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva

Professora Adjunta na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás em colaboração técnica com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Engenharia de Produção pela UFRN. Bacharela em Biblioteconomia pela UFRN. 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

TANUS, G. F. de S. C.; REIS, D. C. .; FERREIRA, E. G. A. .; SILVA, I. C. O. da . A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 9, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.304. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa