La práctica de la curación de contenidos en un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.304

Palabras clave:

Boas práticas, Mediação da informação, Curadoria de conteúdo, Cibermetria, Webometria

Resumen

Las buenas prácticas son acciones exitosas reconocidas por un determinado sector o área del conocimiento, en este caso, se pretende evidenciar a partir de un proyecto de curación de contenidos las buenas prácticas en torno al libro, la lectura, la literatura y las bibliotecas. Así, discutimos el papel del bibliotecario como mediador de información y curador de contenidos, lo que implica efectivamente en el trabajo con procesos informacionales, tales como la búsqueda, el monitoreo, la selección, la creación y la difusión de información a un público específico. La investigación se clasifica como exploratoria y de enfoque cuanti-cualitativo, en la que se presenta el proceso de curación de contenidos desarrollado en ocho fases, así como se analizan los resultados cuantitativos a partir de cibermetría y webometría. Consideramos esencial tanto la difusión como el acceso a información positiva y diferenciada, que pueda contribuir a otras acciones de buenas prácticas, y pueda servir de inspiración para los bibliotecarios y fortalecimiento de una Biblioteconomía más comprometida y activa socialmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora vinculada ao grupo "Informação na Sociedade Contemporânea", cadastrado no CNPq. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Débora Crystina Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestranda em Ciência da Informação pela UFMG. Trabalha com gestão da informação, informação e(m) saúde e ensino de Biblioteconomia. Idealizadora dos projetos Webconcib e do site informapédia.

Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharela em Biblioteconomia, Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC/UFMG) (2014 - atual); Informação na Sociedade Contemporânea (UFRN) (2020 - atual) e Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) (2021 - atual). 

Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva

Professora Adjunta na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás em colaboração técnica com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Engenharia de Produção pela UFRN. Bacharela em Biblioteconomia pela UFRN. 

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, v. 21, n. 1, p. 96-109, 2015.Disponível em: DOI: 10.19132/1808-5245211.96-109 Acesso em: 20 dez. 2021.

BHARGAVA, Rohit. Manifesto for the content curator: the next big social media job of the future? 2009. Disponível em: http:// www.rohitbhargava.com/2009/09/manifesto-for-the-contentcurator-the-next-big-social-media-job-of-the-future.html. Acesso em: 27 nov. 2021.

BHARGAVA, Rohit. The 5 Models of content curation. 2011. Disponível em: http://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5- models-of-content-curation.html. Acesso em: 27 nov. 2021.

BJÖRNEBORN, Lennart. Small-world strutures across an academie web space: a library and information science approach. 2004. 399f. Dissertação (PhD em Ciência da Informação)- Departmentof Informations Studies, Royal School of Library and Information Science, Copenhagen, Denmark, 2004.

CARVALHO, Andréa Vasconcelos. Curadoria de conteúdo: entre os desafios e as perspectivas da gestão da informação digital. In: CARVALHO, Andréa Vasconcelos; BARBOSA NETO, Pedro Alves. Desafios e perspectivas em gestão da informação e do conhecimento. Natal: EDUFRN, 2020.

CORREIA, Ana-Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista docência e ciberespaço, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 14-32, set./dez. 2018.

DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, Parkville, Missouri, USA, v. 10, p. 19-24, 2015.

FACHIN, Juliana. Mediação da informação na sociedade do conhecimento. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 1, p. 25-41, jan./jun. 2013.

FERREIRA, Emanuelle Geórgia Amaral. Uma nova Biblioteconomia para a sociedade contemporânea. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 24, n. 1, 2019.

GUALLAR, Javier; LEIVA-AGUILERA, J. El content curator: guia básica para el nuevo profesional de internet. Barcelona: UOC, 2014.

GUALLAR, Javier; TRAVER, Paula. Curación de contenidos de bibliotecas en medios sociales: plataformas, técnicas y buenas prácticas. Anuario ThinkEPI, v. 15, e15d02, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2021.e15d02 Acesso em: Acesso em: 27 nov. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MACEDO, Thiarlei. Métricas de marketing digital sua aplicação nas aaões de marketing das organizações: estudo de caso múltiplos. 2014 (Dissertação de mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no facebook. Verso e reverso, v. 28, n. 68, p. 117-127, 2014.

RECUERO, Raquel. Engajamento Social: o fim dos likes do Instagram e a necessidade de novas métricas. 2019. Disponível em: encurtador.com.br/kmtJ8. Acesso em: 25 maio 2021.

SANCHES, Gisele A. Ribeiro; RIO, Sinomar Ferreira do. Mediação da informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 103-121, jul./dez. 2010.

SPECIAL LIBRARY ASSOCIATION (SLA). Competencies for Special Librarians of the 21st Century. 2003. Disponível em: encurtador.com.br/ivwA1. Acesso em: 26 maio 2021.

SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. Aplicação de indicadores webométricos em Programas de Pós-graduação em engenharia recomendado pela CAPES. 2011. 13 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

SOUZA, Claudia (org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora; Selo Nyota, 2020. p. 187-206. Disponível em: http://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2021010004.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

SILVA, Ilaydiany Oliveira da; GOUVEIA, Fabio Castro. Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 10, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2021.

SOUZA, E. Métricas em Mídias Sociais: pólvora comunicação, 2009. Disponível em: http://pt.slideshare.net/interney/mtricas-em-mdiassociais. Acesso em: 20 dez. 2021.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. Live sobre "As bibliotecas (contemporâneas ou mais do mesmo?) Diante da pandemia do Covid-19". Canal WebConCIB, [S.l.], 2020. (106 minutos). Disponível em: https://youtu.be/0k26QJ3knJE. Acesso em: 26 maio 2021.

TANUS, Gabrielle Francinne; REIS, Debora Crystina; FERREIRA,

Emanuelle Geórgia Amaral. Observatório de boas práticas em torno do livro, leitura, literatura e bibliotecas: espaço de mediação da informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–13, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.337. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/337. Acesso em: 13 dez. 2022.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. Cartilha: curadoria de conteúdo para bibliotecários/as. Natal: [s.n], 2022. [E-book]. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47577. Acesso em: 13 dez. 2022.

TERRA, Carolina Frazon; Carvalho, Eric. Street art: das margens da sociedade para a comunicação organizacional: o grafite no ambiente digital como técnica de branding para relacionamento com o público consumidor metropolitano. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO, 14., Salvador, Anais [...]. 2014. Disponível em: https://www.rpbahia.com/_files/ugd/8595da_44e0aa737d2d459ab8703db988807666.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.

VALLS, Valéria Martin. A ressignificação do fazer biblioteconômico frente a “nova” sociedade. Canal WebConCIB, [S.l.], 27 jun. 2020.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

TANUS, G. F. de S. C.; REIS, D. C. .; FERREIRA, E. G. A. .; SILVA, I. C. O. da . La práctica de la curación de contenidos en un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.304. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Pesquisa