Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de Biblioteconomia

Autores/as

  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Teorias de Aprendizagem, Biblioteconomia, Ensino Superior, Práticas Pedagógicas, Planejamento Didático.

Resumen

Ao se adentrar no campo da aprendizagem, obrigatoriamente, é preciso passar pelos teóricos e teorias da aprendizagem. As reflexões sobre as teorias descritas ao longo do artigo são indicadas sem a pretensão de esgotar os temas envolvidos. Delineou-se como objetivo a reflexão acerca das teorias da aprendizagem, a fim de contribuir com subsídios teórico-conceituais à prática docente no ensino de Biblioteconomia. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com intuito de obter subsídio sobre o estado da arte do conhecimento sobre as teorias da aprendizagem e as práticas pedagógicas. Observa-se que a sala de aula deve ser considerada espaço intersubjetivo, pois os alunos e docentes além de compartilharem o espaço físico, compartilham o conhecimento de modo coletivo. Nesse sentido, é possível considerar que o processo de ensino-aprendizagem é substancialmente subjetivo. Evidencia-se a necessidade de os docentes dos cursos de Biblioteconomia aprenderem a produzir conhecimento novo com origem em uma das concepções das teorias da aprendizagem ou de seu conjunto, para que possa aplicá-lo a uma necessidade específica, na resolução de problemas, na tomada de decisão ou buscando o aprendizado contínuo, desenvolvendo competências que objetivem conhecer e usufruir das diversas práticas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BESSA, V. H. Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

COELHO, C. M. M. Formação docente e sentidos da docência: o sujeito que ensina, aprende. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p.111-129.

CORREIA, A. M. R. Information literacy for an active and effective citizenship. 2002. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.109.262&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.

FARIAS, G. B. O Bibliotecário – gestor da informação: representações do segmento imobiliário sobre competências. 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, v.5, dez. 2001. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/view/3321>. Acesso em: 2 set. 2013.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v.10, n.esp., p.37-45, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004>. Acesso em: 2 set. 2013.

ONTORIA PEÑA, A.; GÓMEZ R., J. P.; RUBIO MOLINA, A. Potencializar a capacidade de aprender e pensar: o que mudar para aprender e como aprender a mudar. São Paulo: Madras, 2004. 216p.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de aprendizagem: texto introdutório. Porto Alegre: Editora UFRS, 2010.

PERES, G. J. Metacognição na resolução de problemas de otimização em cálculo através do uso de um objeto de aprendizagem. In: REUNIÃO LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 26., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.c.p.], 2012.

SCOZ, B. J. L.; TACCA, M. C. V. R.; CASTANHO, M. I. S. C. Subjetividade, ensino e aprendizagem: contribuições de pesquisas acadêmicas. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. C. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p.131-156.

Publicado

2015-12-30

Cómo citar

FARIAS, G. B. de. Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 3–17, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/28. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Pesquisa