La formación de los bibliotecarios brasileños en el contexto de la competencia en materia de datos

Autores/as

  • Marcelle Costal Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) https://orcid.org/0000-0001-5898-9163
  • Marianna Zattar Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG). CBG/UFRJ
  • Luana Sales docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. Arquivo Nacional. IBICT/Arquivo Nacional

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.264

Palabras clave:

Formação do bibliotecário, Competência em informação, Competência em dados, Gestão de dados de pesquisa, Dados de pesquisa

Resumen

Se propone estudiar la formación de los bibliotecarios a nivel nacional de pregrado en aspectos relacionados con la competencia informativa y la gestión de datos de investigación. Para ello, en el marco teórico se abordará la relación entre la competencia informativa y la competencia en materia de datos de investigación. Utiliza como procedimiento metodológico un enfoque cualitativo, realizado desde un método exploratorio y descriptivo. Presenta la recopilación de datos elaborada en búsquedas en el sitio del Registro Nacional de Cursos e Instituciones de Educación Superior (e-MEC) para verificar los cursos de Bibliotecología, que en sus menús, promueven el uso de la competencia en información relacionada con los procesos de gestión de datos de investigación. Presenta como principales resultados que la competencia en información y gestión de datos de investigación son temas incipientes en la formación inicial del bibliotecario brasileño. Concluye que la competencia en materia de datos, una rama de la competencia en materia de información, en la formación de grado, puede diseñar prácticas bibliotecarias para satisfacer las necesidades de los investigadores en relación con los pasos que implican la gestión de los datos de investigación.

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Biografía del autor/a

Marcelle Costal, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação do IBICT/ECO/UFRJ. Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela UFRJ. Atualmente é bolsista de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/SNJ/SINAJUVE e OCID) e bolsista bibliotecária da Fiocruz/ICICT. Foi bolsista de Iniciação Científica do Instituto de Engenharia Nuclear IEN/CNEN e membro do corpo editorial da Revista Progress Report IEN. Possui graduação o em História pela Universidade Gama Filho. Foi docente na área de História, Filosofia e Sociologia para o Ensino Fundamental e Médio no Instituto Nossa Senhora das Dores (2013-2016).É membro da Rede de Competência em Informação (CoInfo) e integrante nos grupos de pesquisa: BRIET: Biblioteconomia, Recuperação de Informação, E-Science e suas teorias do(a) IBICT; e no Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo) da UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão e curadoria de dados de pesquisa. Competência em informação, competência em dados. Prática informacional. Desinformação. Sistemas de organização do conhecimento. Tesauros.

Marianna Zattar, Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG). CBG/UFRJ

Doutora e mestre em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação pelo SENAC-RJ. Graduada em Biblioteconomia e Documentação na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional. Membro da Rede de Competência em Informação do estado do Rio de Janeiro. Atua nos temas: Competência em informação, Competência em mídia e em informação, Prática informacional, Recursos informacionais, Fontes de informação e Desinformação.

Luana Sales, docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. Arquivo Nacional. IBICT/Arquivo Nacional

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. É Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Recuperação de Informações, com interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento, e-Science, Curadoria digital; Dados de pesquisa, Bibliotecas cientificas, Biblioteca digital, Metadados, Repositórios, Sistemas CRIS, Objetos digitais, e Sistemas de Organização do Conhecimento, como vocabulários controlados, tesauros, taxonomias e ontologias .

Citas

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Publicado

2021-10-28

Cómo citar

COSTAL, M.; ZATTAR, M. .; SALES, L. La formación de los bibliotecarios brasileños en el contexto de la competencia en materia de datos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.264. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/264. Acesso em: 3 jul. 2024.