Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
a experiência da FABCI/FESPSP
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.224Palabras clave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino de Biblioteconomia, Ensino remoto, Graduação em BiblioteconomiaResumen
Apresenta a experiência do curso de graduação de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP na implantação e utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido na plataforma moodle, que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do estudante em novas tecnologias da informação e comunicação. O relato destaca o histórico de utilização do AVA no curso desde 2011, enfatizando sua intensificação a partir de março de 2020 durante o período do ensino remoto emergencial, detalhando as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas, incluindo os recursos utilizados nas aulas pelos docentes e um panorama das atividades realizadas. As considerações finais do relato reafirmaram que toda a experiência adquirida e intensificada ampliou as competências dos envolvidos (docentes e discentes) no uso de recursos tecnológicos para a mediação do aprendizado, sem perder de vista a relação humana.
Descargas
Citas
BIBLIOTECONOMIA: passado e futuro de uma profissão. São Paulo: Sociologia e Política, 2020. E-book. (84 p.). Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/000010fb.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. 176 p.
FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. p. 59-78. Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/00000f/00000fa2.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Projeto pedagógico: curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação FaBCI/FESPSP. 2019.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Regulamento do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem da FaBCI/FESPSP. 2019.
MOORE, Michel; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PIVA JUNIOR, Dilermando et al. EaD na prática: planejamentos, métodos e ambientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
SILVA, Robson Santos da. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EaD. São Paulo: Novatec, 2015.
SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.