Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

a experiência da FABCI/FESPSP

Autores

  • Valéria Martin Valls Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) https://orcid.org/0000-0003-2441-9474
  • Derick Casagrande Santiago Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
  • Wellington Ferreira Rodrigues Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP)

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.224

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino de Biblioteconomia, Ensino remoto, Graduação em Biblioteconomia

Resumo

Apresenta a experiência do curso de graduação de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP na implantação e utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido na plataforma moodle, que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do estudante em novas tecnologias da informação e comunicação. O relato destaca o histórico de utilização do AVA no curso desde 2011, enfatizando sua intensificação a partir de março de 2020 durante o período do ensino remoto emergencial, detalhando as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas, incluindo os recursos utilizados nas aulas pelos docentes e um panorama das atividades realizadas. As considerações finais do relato reafirmaram que toda a experiência adquirida e intensificada ampliou as competências dos envolvidos (docentes e discentes) no uso de recursos tecnológicos para a mediação do aprendizado, sem perder de vista a relação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Martin Valls, Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP)

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Docente de pós-graduação do Núcleo de Ciência da Informação (FaBCI/FESPSP). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Membro do Conselho de Administração da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Coordenadora Regional São Paulo da ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) gestão 2019-2022. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

Derick Casagrande Santiago, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Coordenador do NEAD - Núcleo de Educação à Distância

Wellington Ferreira Rodrigues, Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP)

Docente do curso de Biblioteconomia

Referências

BIBLIOTECONOMIA: passado e futuro de uma profissão. São Paulo: Sociologia e Política, 2020. E-book. (84 p.). Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/000010fb.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. 176 p.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. p. 59-78. Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/00000f/00000fa2.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Projeto pedagógico: curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação FaBCI/FESPSP. 2019.

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Regulamento do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem da FaBCI/FESPSP. 2019.

MOORE, Michel; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

PIVA JUNIOR, Dilermando et al. EaD na prática: planejamentos, métodos e ambientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA, Robson Santos da. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EaD. São Paulo: Novatec, 2015.

SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2016.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

MARTIN VALLS, V.; CASAGRANDE SANTIAGO, D.; FERREIRA RODRIGUES, W. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a experiência da FABCI/FESPSP. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 7, n. 2, p. 89–104, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7i2.224. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/224. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência