Não faça a “egípcia” em tempos de COVID 19
LGBTI+ competentes em informação
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.205Palabras clave:
Competência em Informação; Bibliotecáries; Pandemia Covid-19; LGBTI .Resumen
Reflete sobre o papel da biblioteca e de bibliotecárie no desenvolvimento de recursos que possam diminuir as barreiras informacionais decorrentes da Pandemia do COVID-19, que tem afetado a comunidade LGBTI+ e impossibilitado o acesso e uso da informação. Destaca que essas ações podem cooperar para o desenvolvimento da Competência em Informação desse grupo, uma vez que a competência consiste em habilidades na busca, acesso, uso e análise da informação de maneira consciente, adquirindo aprendizado. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica com a abordagem quantitativa e qualitativa. Investigou-se na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) os artigos científicos publicados que relacionassem com os temas que envolvem a comunidade LGBTI+. Enfatiza que esta pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Alaye - Laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais. Conclui que bibliotecas e bibliotecáries podem cooperar para a desconstrução de preconceitos que afetam a população LGBTI+ na avaliação e utilização da informação, buscando torná-los competentes em informação.
Descargas
Citas
ACHILLES, Daniele; SOUSA, Brisa Pozzi; SABBAG, Deise Antonio. Interação pelo catálogo on-line dos processos de seleção e representação temática: exploração da literatura lésbica enquanto assunto. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019, p. 1-21.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Committee on Information Literacy: final report. Washington, 10 jan. 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 28 jul. 2020.
AURÉLIA: o primeiro dicionário gay do Brasil. Disponível em: https://gepss.files.wordpress.com/2011/04/aurelia.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, v.19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014.
BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim (Orgs.). Dossiê: assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. Rio de Janeiro: ANTRA, 2020.
BRITO, Jean Fernandes; AFONSO, Raffaela Dayane; MATIAS, Márcio. Arquitetura da informação com enfoque semiótico no Guia Gay de São Paulo. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 13, n. 1, p. 68-76, mar. 2019.
CAVALCANTE, Lídia Eugenia; RASTELI, Alessandro. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em biblioteca pública. Encontros Biblio, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 157-180, jan./abr. 2013.
CALIXTO, Adeilton Alves; CORTES, Gisele Rocha; SOARES, Gilberta Santos. Rompendo o silêncio: a informação no espaço LGBT do estado da Paraíba. ArcheiOnline, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 83-105, jul./dez. 2016.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Competência em informação: conexões no ensino de fontes de informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 37-53, dez./mar. 2018.
DURODOLU, Oluwole Olumide. Technology acceptance model as a predictor of using information system' to acquire information literacy skills. Library Philosophy And Practice, Lincoln, n. 1, p.1-27, nov. 2016.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
GARCIA, João Paulo dos Santos; ARAUJO, Nelma Camêlo de; SOUZA, Edivanio Duarte de. Informação, gênero e sexualidade: uma análise da comunicação científica do Grupo de Trabalho “Informação & Saúde” - ENANCIB. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 15, n. 3, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information Literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of information literacy resources wordwide. Paris: UNESCO, 2013.
OLIVEIRA, José Marcelo Domingos de; MOTT, Luiz (Orgs.). Mortes violentas de LGBT+ no Brasil – 2019: relatório do Grupo Gay da Bahia. Salvador: Grupo Gay da Bahia, 2020.
OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivanio Duarte de. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 1-21.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICA DA SAÚDE - OPAS. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra o COVID-19. Departamento de evidência e inteligência para a ação em saúde. Brasil, 2020.
OTTONICAR et al. Competência em informação no âmbito da comunidade LGBTQ: um levantamento das publicações científicas nacionais e internacionais. Informação & Informação, n. 1, v. 24, p. 484-512, 2019.
PINHO, Fabio Assis; MELO, Letícia Alves Félix de; OLIVEIRA, Jéssica Pereira de. Os assuntos gênero e sexualidade: representação temática nos sistemas SophiA/Biblioteca Nacional e Pergamum/UFPE. Brazilian Journal of Information Sciece, n. 2, v. 13, p. 36-47, 2019.
REIS, Toni (Org.). Manual de comunicação LGBTI+: substitua preconceito por informação correta. 2. ed. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI / GayLatino, 2018.
RIGHETTO, Guilherme Goulart; CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da; VITORINO, Elizete Vieira. O papel social do bibliotecário voltado às pessoas trans: aproximações teóricas. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2019.
SAMPAIO, Denise Braga; LIMA, Izabel de França. Lugar de fala, representações e representatividade de mulheres e LGBTQ+ na Biblioteconomia a partir das ações extensionistas e de pesquisa no Brasil. Revista Folha de Rosto, v. 4, n. Especial, p. 34-49, 2018.
SILVA, Rafaela dos Santos. A tradução de pronomes de gênero não-binário e neutro na legendagem: uma análise dos seriados Carmilla e One Day At a Time. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2018.
SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho; PINTO, Virginia Bentes. Metodologia da pesquisa em competência em informação: uma revisão sistemática. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 17, n. 1, 2019.
SILVA, Laelson Felipe da; CORTES, Gisele Rocha. Práticas informacionais: o perfil de mulheres transexuais e travestis do espaço LGBT. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 2099-2107.
SMANIOTTO, Camila Nava. Empecilhos ao tratamento isonômico LGBTI: análise do preconceito em formação cultural e legislativa. Gênero e Direito, Paraíba, v. 7, n.2, 2018.
SOUZA, Marcela Reinhardt de; VITORINO, Elizete Vieira. Competência em informação e ansiedade de informação: estudo bibliográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 2056-2064.
VALE, Mariene Alves do; VITORINO, Elizete Vieira. Fontes de informação online para comunidade LGBT+. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 50-71, 2019.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VOTELGBT. Diagnóstico LGBT+ na pandemia: desafios da comunidade LGBT+ no contexto de isolamento social em enfrentamento à pandemia de Coronavírus. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.