Não faça a “egípcia” em tempos de COVID 19
LGBTI+ competentes em informação
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.205Keywords:
Competência em Informação; Bibliotecáries; Pandemia Covid-19; LGBTI .Abstract
Reflect on the role of the library and the librarian in the development of resources that can lower the information barriers necessary for the COVID-19 Pandemic, which affected the LGBTI+ community and made information access and use impossible. He emphasizes that these actions can cooperate for the development of Information Literacy in this group, since they are essential for skills in searching, accessing, using and analyzing information in a conscious way, learning purchase. It is an exploratory and bibliographic research with a quantitative and qualitative approach. Search the Referential Database of Articles in Journals on Information Science (BRAPCI) for published scientific articles that relate to topics involving the LGBTI + community. Emphasizes that this research is being developed within the scope of the research group Alaye - Research laboratory on anti-racist information and subject to specific information. It was concluded that libraries and librarians can cooperate to deconstruct prejudices that affect the LGBTI+ population in the evaluation and use of information, seeking to use useful information.
Downloads
References
ACHILLES, Daniele; SOUSA, Brisa Pozzi; SABBAG, Deise Antonio. Interação pelo catálogo on-line dos processos de seleção e representação temática: exploração da literatura lésbica enquanto assunto. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019, p. 1-21.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Committee on Information Literacy: final report. Washington, 10 jan. 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 28 jul. 2020.
AURÉLIA: o primeiro dicionário gay do Brasil. Disponível em: https://gepss.files.wordpress.com/2011/04/aurelia.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, v.19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014.
BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim (Orgs.). Dossiê: assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. Rio de Janeiro: ANTRA, 2020.
BRITO, Jean Fernandes; AFONSO, Raffaela Dayane; MATIAS, Márcio. Arquitetura da informação com enfoque semiótico no Guia Gay de São Paulo. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 13, n. 1, p. 68-76, mar. 2019.
CAVALCANTE, Lídia Eugenia; RASTELI, Alessandro. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em biblioteca pública. Encontros Biblio, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 157-180, jan./abr. 2013.
CALIXTO, Adeilton Alves; CORTES, Gisele Rocha; SOARES, Gilberta Santos. Rompendo o silêncio: a informação no espaço LGBT do estado da Paraíba. ArcheiOnline, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 83-105, jul./dez. 2016.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Competência em informação: conexões no ensino de fontes de informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 37-53, dez./mar. 2018.
DURODOLU, Oluwole Olumide. Technology acceptance model as a predictor of using information system' to acquire information literacy skills. Library Philosophy And Practice, Lincoln, n. 1, p.1-27, nov. 2016.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
GARCIA, João Paulo dos Santos; ARAUJO, Nelma Camêlo de; SOUZA, Edivanio Duarte de. Informação, gênero e sexualidade: uma análise da comunicação científica do Grupo de Trabalho “Informação & Saúde” - ENANCIB. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 15, n. 3, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information Literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of information literacy resources wordwide. Paris: UNESCO, 2013.
OLIVEIRA, José Marcelo Domingos de; MOTT, Luiz (Orgs.). Mortes violentas de LGBT+ no Brasil – 2019: relatório do Grupo Gay da Bahia. Salvador: Grupo Gay da Bahia, 2020.
OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivanio Duarte de. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 1-21.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICA DA SAÚDE - OPAS. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra o COVID-19. Departamento de evidência e inteligência para a ação em saúde. Brasil, 2020.
OTTONICAR et al. Competência em informação no âmbito da comunidade LGBTQ: um levantamento das publicações científicas nacionais e internacionais. Informação & Informação, n. 1, v. 24, p. 484-512, 2019.
PINHO, Fabio Assis; MELO, Letícia Alves Félix de; OLIVEIRA, Jéssica Pereira de. Os assuntos gênero e sexualidade: representação temática nos sistemas SophiA/Biblioteca Nacional e Pergamum/UFPE. Brazilian Journal of Information Sciece, n. 2, v. 13, p. 36-47, 2019.
REIS, Toni (Org.). Manual de comunicação LGBTI+: substitua preconceito por informação correta. 2. ed. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI / GayLatino, 2018.
RIGHETTO, Guilherme Goulart; CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da; VITORINO, Elizete Vieira. O papel social do bibliotecário voltado às pessoas trans: aproximações teóricas. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2019.
SAMPAIO, Denise Braga; LIMA, Izabel de França. Lugar de fala, representações e representatividade de mulheres e LGBTQ+ na Biblioteconomia a partir das ações extensionistas e de pesquisa no Brasil. Revista Folha de Rosto, v. 4, n. Especial, p. 34-49, 2018.
SILVA, Rafaela dos Santos. A tradução de pronomes de gênero não-binário e neutro na legendagem: uma análise dos seriados Carmilla e One Day At a Time. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2018.
SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho; PINTO, Virginia Bentes. Metodologia da pesquisa em competência em informação: uma revisão sistemática. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 17, n. 1, 2019.
SILVA, Laelson Felipe da; CORTES, Gisele Rocha. Práticas informacionais: o perfil de mulheres transexuais e travestis do espaço LGBT. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 2099-2107.
SMANIOTTO, Camila Nava. Empecilhos ao tratamento isonômico LGBTI: análise do preconceito em formação cultural e legislativa. Gênero e Direito, Paraíba, v. 7, n.2, 2018.
SOUZA, Marcela Reinhardt de; VITORINO, Elizete Vieira. Competência em informação e ansiedade de informação: estudo bibliográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 2056-2064.
VALE, Mariene Alves do; VITORINO, Elizete Vieira. Fontes de informação online para comunidade LGBT+. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 50-71, 2019.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VOTELGBT. Diagnóstico LGBT+ na pandemia: desafios da comunidade LGBT+ no contexto de isolamento social em enfrentamento à pandemia de Coronavírus. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.