Mediacón de la información en tiempos de pandemia e aislamiento social
un análisis del desempeño de los sistemas de bibliotecas universitarias en las redes sociales
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.194Palabras clave:
Biblioteca universitaria, Aislamiento social, COVID-19, Mediación de información, Redes socialesResumen
Las bibliotecas universitarias son responsables de apoyar la enseñanza universitaria, la investigación, la extensión y la innovación a través del proceso de Mediación de la Información. Tal proceso asegura que el acceso a información de calidad llegue a la comunidad académica. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo investigar cómo ocurre la Mediación de la Información en las redes sociales de las bibliotecas de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) y la Universidad Federal de Sergipe (UFS) durante el período de aislamiento social debido a la pandemia de COVID -19. Para esto, se utiliza investigación exploratoria y descriptiva, con un perfil establecido de dos universidades: la Universidad Federal de Alagoas y la Universidad Federal de Sergipe. Los datos fueron analizados con un enfoque cuantitativo y cualitativo. Para la recopilación de datos, en la primera fase, se observó que los sitios web oficiales de los sistemas de bibliotecas universitarias ubicaban la presencia en las redes sociales, en la segunda fase, se mapearon las publicaciones en las redes sociales ya identificadas. En total, se analizaron 10 perfiles en las redes sociales: twitter, facebook, instagram y Youtube del 16 de marzo al 16 de mayo de 2020. Los resultados proporcionan aclaraciones que, a pesar del escenario de estabilidad y una carrera para adaptarse a muchos cambios, las Bibliotecas estudiadas parecen estar atentas a las recomendaciones especializadas y están trabajando en el proceso de Mediación de la Información.
Descargas
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. 278p. p.9-32.
CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas públicas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./ dez. 2000. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/16627. Acesso em: 18 maio 2020.
CARVALHO, Isabel Cristina Louzada. A socialização do conhecimento no espaço das bibliotecas universitárias. Niterói: Intertexto, 2004.
CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero-Revista de Ciência da Informação, [Rio de Janeiro], v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: http://www.dgz.org.br/dez10/art_07.htm Acesso em: 19 maio 2020.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Comissão Brasileiras de Bibliotecas Universitárias. Recomendações da Comissão Brasileira de Bibliotecas – CBBU para elaboração de planejamento de reabertura das bibliotecas universitárias. São Paulo: FEBAB, 2020. Disponível em: http://www.febab.org.br/cbbu/wp-content/uploads/2020/05/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-14-de-maio-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 1-10, 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12985. Acesso em: 18 maio 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GOMES, Henriette Ferreira; SANTOS, Raquel do Rosário. Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 43, n. 2, p. 257-271, maio/ago. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1408. Acesso em: 10 abr. 2020.
GOMES, Henriette Ferreira. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódico e anais dos ENANCIB (2008 – 2009). Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 85-99, jan./dez. 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. 2017. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-Internet-televisao-e-celular-no-brasil.html Acesso em: 23 maio 2020.
MARTELETO, Regina Maria. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Tendência da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 27-46, jan./dez. 2010. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/178. Acesso em: 10 maio 2020.
NASCIMENTO, Natália Marinho do; MORO-CABERO, Maria Manuela;
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Mediação da informação em ambientes empresariais com enfoque nos fluxos de informações. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO, 2., 2015, Marília. Anais eletrônicos [...] Marília: Unesp, 2015. Disponível em:
http://gicio.marilia.unesp.br/index.php/IIEPIM/IIEPIM/paper/viewFile/6/30. Acesso
em: 10 maio 2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Washington, D.C.: OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acesso em: 20 maio 2020.
SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Ações educacionais de mediação da informação e da competência em informação (CoInfo) como fatores de interferência na realidade social. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO, 2. 2015, Marília. Anais […] Marília: UNESP, 2015. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwir4cKOi6_sAhV4K7kGHVXbBYsQFjACegQIBRAC&url=http%3A%2F%2Fgicio.marilia.unesp.br%2Findex.php%2FIIEPIM%2FIIEPIM%2Fpaper%2FviewFile%2F33%2F43&usg=AOvVaw2MLIKJHAQXFJ2AWzLpO8-j Acesso em: 19 maio 2020.
SANTOS, Raquel do Rosário; FREITAS, Lívia Santos de; GOMES, Henriette Ferreira. Websites de bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Florianópolis, v. 14, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/734. Acesso em: 20 maio 2020.
SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A mediação da informação e o uso das redes sociais pelas bibliotecas universitárias estaduais do Paraná. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA, 4., 2015, Marília. Anais […] Marília: Oficina Universitária, 2015. p. 1-10. Disponível em: encurtador.com.br/isOVY. Acesso em: 19 maio 2020.
WE ARE SOCIAL. Digital 2020: global digital overview. Disponível em: encurtador.com.br/htELR. Acesso em: 23 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.