Entrevista narrativa
possibilidades de aplicação na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.188Palabras clave:
Entrevista Narrativa; Questão Gerativa de Narrativa; Pesquisa NarrativaResumen
Descreve-se a aplicação da técnica da Entrevista Narrativa como ferramenta de coleta de dados para a investigação social. A técnica tem como um de seus objetivos construir ou reconstituir um fato a partir de narrativas pessoais em diferentes contextos. Este gênero de entrevista, aliada a diversos métodos na investigação de fenômenos do cotidiano, é utilizado em uma infinidade de situações, além de ser uma tentativa de capturar na fala das pessoas os sentimentos ali expressos. O trabalho constitui-se em pesquisa bibliográfica a respeito da aplicação dessa técnica no âmbito da Ciência da Informação. Entre os principais resultados destaca-se que as narrativas produzidas em termos de experiências e compartilhamento são muito ricas e capazes de aproximar os seres humanos, para que juntos possam produzir mudanças em várias realidades. Destaca-se também que a Entrevista Narrativa se apresenta com potencialidade na geração de informação, devendo a Ciência da Informação adotá-la frequentemente como uma técnica para coleta de dados.
Descargas
Citas
ARAUJO, Leda Maria de. Memória do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Londrina. 2015. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000203481. Acesso em: 03 jun. 2020.
BARREIROS, Selma Maria da Silva. Mediação da Leitura na Biblioteca Pública Infantil de Londrina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91176. Acesso em: 03 jun. 2020.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COELHO, Clara Duarte. As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura: uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA. 2018. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000217391. Acesso em: 06 jun. 2020.
COELHO, Clara Duarte; BORTOLIN, Sueli. A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores: a voz da comunidade. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v.2, p. 8-28, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13667. Acesso em: 26 dez. 2019.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2009.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto alegre: Artmed, 2009a.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2009b.
FREITAS, Kátia. Biblioterapia escolar: uma viagem ao mundo da leitura na perspectiva do professor-contador de histórias do Projeto Palavras Andantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
GONÇALVES, Fabricio Novelli. Projeto de remição de pena pelo estudo através da leitura: há perspectiva de formar leitores? 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
GUARIDO FILHO, Edson Ronaldo. A sociologia da ciência mertoniana. In: HAYASHI, Maria Cristina P. I.; RIGOLIN, Camila Carneiro D.; KERBAUY, Miceli (Orgs.). Sociologia da ciência: contribuições ao campo CTS. Campinas: Alínea, 2015.
JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 90-113.
MUYLAERT, Camila Junqueira et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo v. 48, p.193 -199, dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103125. Acesso em: 06 jun. 2020.
OLIVEIRA, Marcelo Adriano. Mediação da leitura para adolescentes apreendidos em conflito com a lei em uma cidade paranaense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
PEREIRA, Ana Paula. Relatório CNPq: Mediação da leitura com livros de imagem no Projeto Palavras Andantes em Londrina. 2015. 92f. (Iniciação Científica).
ROCHA, Fabiana Raquel Martes. Biblioteca Pública Municipal de Garça (SP) e suas memórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
SANAIOTTI, Lúcia Helena. Mediação com o livro sem palavras com crianças: na perspectiva dos contadores de história de Londrina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
SANTOS, Zineide Pereira dos. Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí: revisitando o passado, vivenciando o presente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
SCHNEIDER, Marina Ozawa. Mediação da leitura na biblioteca da Escola Municipal Norman Prochet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
SECO, Layara Feifer Calixto. Mediação e inclusão informacional para musicistas cegos. 2017. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
SECO, Layara Feifer Calixto; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação para musicistas cegos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais[...] Florianópolis: UFSC; ANCIB, 2019.
https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/969/490. Acesso em: 06 jun. 2020
SILVEIRA, Jefferson Abilio da. A biblioterapia e a Biblioteca Infantil de Londrina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.