Entrevista narrativa

possibilidades de aplicação na Ciência da Informação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.188

Keywords:

Entrevista Narrativa; Questão Gerativa de Narrativa; Pesquisa Narrativa

Abstract

It describes the application of the technique Narrative Interview as a data collection tool for social investigation. The technique has as one of its goals to build or rebuild a fact from personal narratives in different contexts. Allied to several methods for the investigation of everyday life phenomena, this kind of interview is used for a multitude of situations, in addition to being an attempt to capture the expressed feelings in people’s discourses. The work consists in bibliographical research on the application of this technique in information sciences domain. Among the main results we highlight that the produced narratives, in terms of experiences and sharing, are quite substantial and able to bring human beings closer, so that together they may produce changes in several realities. We highlight as well that Narrative Interview presents itself with potentiality for information generation, and information sciences should adopt it often as a technique to collect data.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zineide Pereira dos Santos, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em Biblioteconomia e especialização em Gestão de Biblioteca Escolar na UEL.

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Unesp/Marilia

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF).

References

ARAUJO, Leda Maria de. Memória do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Londrina. 2015. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000203481. Acesso em: 03 jun. 2020.

BARREIROS, Selma Maria da Silva. Mediação da Leitura na Biblioteca Pública Infantil de Londrina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91176. Acesso em: 03 jun. 2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

COELHO, Clara Duarte. As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura: uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA. 2018. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000217391. Acesso em: 06 jun. 2020.

COELHO, Clara Duarte; BORTOLIN, Sueli. A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores: a voz da comunidade. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v.2, p. 8-28, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13667. Acesso em: 26 dez. 2019.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2009.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto alegre: Artmed, 2009a.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2009b.

FREITAS, Kátia. Biblioterapia escolar: uma viagem ao mundo da leitura na perspectiva do professor-contador de histórias do Projeto Palavras Andantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GONÇALVES, Fabricio Novelli. Projeto de remição de pena pelo estudo através da leitura: há perspectiva de formar leitores? 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

GUARIDO FILHO, Edson Ronaldo. A sociologia da ciência mertoniana. In: HAYASHI, Maria Cristina P. I.; RIGOLIN, Camila Carneiro D.; KERBAUY, Miceli (Orgs.). Sociologia da ciência: contribuições ao campo CTS. Campinas: Alínea, 2015.

JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 90-113.

MUYLAERT, Camila Junqueira et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo v. 48, p.193 -199, dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103125. Acesso em: 06 jun. 2020.

OLIVEIRA, Marcelo Adriano. Mediação da leitura para adolescentes apreendidos em conflito com a lei em uma cidade paranaense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

PEREIRA, Ana Paula. Relatório CNPq: Mediação da leitura com livros de imagem no Projeto Palavras Andantes em Londrina. 2015. 92f. (Iniciação Científica).

ROCHA, Fabiana Raquel Martes. Biblioteca Pública Municipal de Garça (SP) e suas memórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SANAIOTTI, Lúcia Helena. Mediação com o livro sem palavras com crianças: na perspectiva dos contadores de história de Londrina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SANTOS, Zineide Pereira dos. Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí: revisitando o passado, vivenciando o presente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

SCHNEIDER, Marina Ozawa. Mediação da leitura na biblioteca da Escola Municipal Norman Prochet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

SECO, Layara Feifer Calixto. Mediação e inclusão informacional para musicistas cegos. 2017. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SECO, Layara Feifer Calixto; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação para musicistas cegos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais[...] Florianópolis: UFSC; ANCIB, 2019.

https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/969/490. Acesso em: 06 jun. 2020

SILVEIRA, Jefferson Abilio da. A biblioterapia e a Biblioteca Infantil de Londrina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

Published

2020-08-12

How to Cite

SANTOS, Z. P. dos .; BORTOLIN, S.; ALCARÁ, A. R. Entrevista narrativa: possibilidades de aplicação na Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 44–66, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v6i2.188. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/188. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Pesquisa