Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
Resumen
O estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.
Descargas
Citas
CARLETTO, Ana Cláudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: um conceito para todos. Disponível em: <https://www.maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/01/universal_web-1.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2018
COLWELL, Peter; MENDES, Elisabete. Temas de Museologia: museus e acessibilidade. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2004.
SARRAF, Viviane Panelli. Reabilitação do museu: políticas culturais de inclusão social por meio da acessibilidade. 2008. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Ciência da Informação/Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008.
SASSAKI, Romeu. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, v.7, mar./abr. 2009. Disponível em: <https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319>. Acesso em: 16 mar. 2017.
TOJAL, Amanda. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.